CAMPUS ITAPERUNA

Preparação

Alunos do IFF Itaperuna podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes até 29/04

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/04/2022 17h30, última modificação 13/04/2022 17h35
Após dois anos, o evento volta a acontecer em formato presencial, com aplicação das provas no dia 20 de maio.
Mariah Zanon no IFF Itaperuna

Aluna do 3º ano de Química, Mariah Zanon conquistou a medalha de prata em 2021

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022. Após dois anos, a OBA volta a acontecer em formato presencial, com aplicação das provas no dia 20 de maio. Os estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna interessados em participar devem se inscrever, até o dia 29 de abril, por meio do formulário disponível em https://forms.gle/JUsocHgEkhkSoNTL8.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Na edição de 2021, a aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Química Mariah Zanon Novaes conquistou a medalha de prata. Isso porque em 2020 ela já havia sido medalhista de bronze na OBA.

“Sempre me interessei muito por assuntos relacionados ao espaço, estrelas, galáxias, tanto que participo de um projeto no IFF de astronomia e o tema do meu TCC foi sobre a química na formação do universo e sobre como seria de grande importância uma maior inclusão da astronomia no ensino médio. Eu faço a prova da OBA desde quando estava no 6º ano do Ensino Fundamental e sempre gostei muito pelo fato de aprender coisas novas a cada ano quando estudo para fazer essa prova”, conta a estudante.

De acordo com o representante da OBA no Campus Itaperuna, o professor Adriano Ferrarez, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica cumpre um importante papel na popularização da ciência.

"Promoveremos oficinas preparatórias para a OBA e para a MOBFOG. As datas serão divulgadas a partir de 2 de maio", ressalta o professor.