CAMPUS ITAPERUNA

Volta às Aulas

Alunos do IFF Itaperuna que usam ônibus intermunicipal devem solicitar declaração para gratuidade

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/01/2022 19h27, última modificação 20/01/2022 11h27
Retorno para finalização do Ano Letivo de 2021 será em 31 de janeiro, após o período de férias escolares, com previsão de Atividades Pedagógicas Presenciais para todas as turmas.

Os estudantes do  Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna que utilizam transporte intermunicipal no deslocamento entre suas residências e o Instituto, para as Atividades  Acadêmicas Presenciais (APP), devem enviar o quanto antes a documentação solicitada pelo Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) para a emissão do comprovante de matrícula necessário para usufruir do transporte de forma gratuita pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio.

A volta às aulas para finalização do Ano Letivo de 2021 no IFF Itaperuna, após o período de férias escolares, ocorrerá em 31 de janeiro. Mas, segundo a equipe do NAE, como são muitas as solicitações, é importante que os estudantes não deixem para a última hora, o que pode atrasar a emissão do comprovante.

Por enquanto, os alunos aprovados no Processo Seletivo de 1º Semestre de 2022 não devem fazer a solicitação, pois o Ano Letivo de 2022 terá início somente em abril.

Estão previstas atividades presenciais para todas as turmas do campus nesta finalização do Ano Letivo de 2021. O IFF Itaperuna encontra-se na Fase 3 do plano de retorno. Nessa fase, parte das aulas são ministradas presencialmente — por meio das chamadas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) —, e a outra parte é mantida de forma remota, como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), conforme critérios definidos no Protocolo de Biossegurança do IFF.

Veja o passo a passo divulgado pelo NAE:

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar sua carteira de estudante ou declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br (somente pelos alunos que estão cursando o Ano Letivo de 2021).
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal

Somente serão entregues declarações para os estudantes que comprovarem vacinação completa ou parcial contra a Covid-19.

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA