CAMPUS ITAPERUNA

Sustentabilidade

Alunos do IFF Itaperuna recebem canecas reutilizáveis para cessar uso de copos plásticos no campus

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/05/2023 14h50, última modificação 19/05/2023 15h04
As canecas reutilizáveis individuais serão usadas pelos estudantes, inclusive, no Restaurante Estudantil do campus.
Canecas reutilizáveis no IFF Itaperuna

Os alunos do IFF Itaperuna começaram a receber canecas reutilizáveis para uso no campus

A Diretoria de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna deu início nesta semana à distribuição de canecas reutilizáveis para todos os estudantes dos cursos técnicos e superiores do campus, como forma de cessar o uso de copos plásticos descartáveis entre a comunidade interna.

Segundo Cláudia Aleixo, diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, a medida busca reduzir o impacto ambiental gerado com o descarte dos copos plásticos, assim como gerar economicidade para o Instituto.

"Esta semana estamos fazendo a entrega de canecas para os nossos estudantes. O objetivo é repensar os nossos hábitos diários e a nossa relação com o Meio Ambiente. Os copos descartáveis levam muito tempo para se decompor. E o IFF Itaperuna, como uma instituição que tem vários projetos na área ambiental, inclusive um programa de extensão chamado Nosso Rio Muriaé, não poderia mais continuar com o uso de copos descartáveis", ressalta Cláudia.

As canecas reutilizáveis individuais serão usadas, inclusive, no Restaurante Estudantil.

"Os alunos foram muito receptivos com essa ação e já estão personalizando as suas canecas. Os que ainda não receberam as canecas podem se dirigir ao restaurante na hora do almoço para garantir a sua. É importante lembrar para a nossa comunidade que as canecas devem ser utilizadas, inclusive, no nosso restaurante", explica a diretora.

Nos últimos anos, o consumo no campus chegou a ultrapassar mais de 45 mil copinhos plásticos todos os meses, resultando na geração de cerca de duas toneladas de lixo a cada ano.