CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

Alunos do IFF Itaperuna terão reunião nesta segunda, dia 7, sobre inscrição para bolsas e auxílios

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/11/2022 16h21, última modificação 04/11/2022 16h21
Reunião acontecerá às 12h30 e às 18h no Cineteatro, com a equipe de assistentes sociais, que prestará informações sobre seleção para auxílios em modalidades como Moradia, Transporte e Permanência.
Assistência Estudantil

Será realizada na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, a primeira reunião geral para esclarecimento de dúvidas sobre as inscrições para os auxílios nas modalidades Moradia e Transporte, além das bolsas Permanência e de Educação para Necessidades Educacionais Específicas (ENEE) voltadas a estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. A seleção faz parte do programa de Assistência Estudantil para o ano letivo de 2023

A reunião acontecerá no Cineteatro, às 12h30 e às 18h.

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores dos campi Itaperuna e Pádua, que tenham renda bruta familiar per capita que não seja superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, entre outros requisitos listados no edital.

A inscrição e entrega dos documentos pelos alunos já matriculados será feita de 25 de novembro a 14 de dezembro de 2022.

Segundo a assistente social do IFF Itaperuna, Renata Nascimento, é importante que os estudantes leiam o edital com atenção e separem os documentos solicitados o quanto antes, para não perderem o prazo. O edital pode ser acessado AQUI.

Reunião Geral para esclarecimento de dúvidas sobre a lista de documentos

Na terça-feira, 8 de novembro, haverá uma outra reunião no cineteatro, dessa vez para sanar dúvidas sobre os documentos a serem enviados na inscrição. A reunião também acontecerá no cineteatro, às 12h30 e às 18h.

No dia 21 de novembro, novamente às 12h30 e às 18h, será conferência coletiva de documentos, em que as assistentes sociais do campus darão apoio e prestarão esclarecimento de dúvidas dos estudantes.

O Processo Seletivo é voltado à concessão de bolsas nas seguintes modalidades:

Bolsa Permanência IFF: É um subsídio financeiro mensal no valor de R$ 400,00 fornecido aos estudantes regularmente matriculados no IFF em cursos presenciais de nível médio e superior.

Bolsa ENEE: Concessão de auxílio financeiro no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades educacionais específicas. A bolsa ENEE objetiva viabilizar, dentre outros, recursos ou materiais específicos, a aquisição de tecnologias assistivas aos estudantes do IFF atendidos pelo NAPNE, que se encontrem no perfil das ações de Assistência Estudantil estabelecido pelo PNAES.

Auxílio Transporte: O auxílio transporte é um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Auxílio Moradia: O auxílio moradia é um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro ou habitação em moradia estudantil aos estudantes matriculados em cursos regulares presenciais do IFF.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail assistenciaestudantil.itaperuna@iff.edu.br.

Todos os detalhes da seleção, incluindo os requisitos de cada bolsa, o cronograma da seleção, as etapas da seleção e o passo a passo para as inscrições estão disponíveis no edital, que pode ser acessado AQUI