CAMPUS ITAPERUNA

Alunos do IFF nas Olimpíadas de História do Brasil

por admin publicado 19/10/2009 10h00, última modificação 18/12/2017 13h20

Três equipes do IF Fluminense campus Itaperuna se classificaram para a 5ª etapa da Primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil. Os nove alunos disputaram com candidatos de todo país. Ao todo 2038 grupos se inscreveram. Nesta segunda-feira, dia 19 de outubro, os alunos começam a se preparar para a prova.
      Para garantir uma vaga na fase final, eles devem ler e analisar documentos de época, artigos científicos e obras de arte. Exercícios que exigem do aluno, domínio do conteúdo, capacidade de interpretação e conhecimentos sobre a mais recente historiografia. A cada etapa, os alunos também precisam pesquisar sobre patrimônios culturais da cidade de Itaperuna.
       Na fase final, 300 equipes vão disputar as medalhas de primeira, segunda e terceira colocações na UNICAMP, instituição organizadora da Olimpíada.
      Para a Professora de História Luciana Machado Costa, a Primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil é uma grande oportunidade de valorização do ensino dessa disciplina, principalmente nas escolas técnicas. “A Olimpíada dá aos alunos, a oportunidade de um conhecimento aprofundado de nossa história, desde o cotidiano de nossos ancestrais indígenas, africanos e europeus, até a realidade política, econômica e social do Brasil de hoje.” Afirma Luciana.