CAMPUS ITAPERUNA

Ensino e Extensão

Alunos do IFFluminense Itaperuna fazem entrega de brinquedos para crianças de escola rural

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 13/12/2017 18h11, última modificação 13/12/2017 18h11
Confraternização na Escola Municipal Sesmaria, em Bom Jesus do Itabapoana, marcou o encerramento da primeira fase de um projeto de trabalho integrado entre as duas instituições
Escola Sesmaria

Alunos do IFFluminense Itaperuna fizeram a entrega dos presentes a alunos da Escola Sesmaria

Os alunos da Escola Municipal Sesmaria, na área rural de Bom Jesus do Itabapoana, tiveram uma festa de Natal antecipada na última terça-feira (12/12). As crianças, com idades entre 4 e 12 anos, receberam a visita de estudantes e servidores do IFFluminense Itaperuna, numa confraternização para marcar o encerramento da primeira fase de um projeto de trabalho integrado entre as duas instituições. A proposta é que, por meio de atividades intermediadas pelo projeto de extensão Elo, do Campus Itaperuna, seja feita a transformação de uma sala - atualmente sem uso na escola municipal - em um ambiente diferenciado de aprendizagem para as crianças.

Na visita, alunos do 1º ano do Curso Técnico em Administração do IFFluminense Itaperuna fizeram a entrega de kits contendo brinquedos e material escolar. Os itens foram arrecadados numa campanha iniciada durante a Semana Acadêmica do campus, em que a turma trabalhou, numa sala temática, temas como a reforma do ensino médio e da Base Nacional Curricular, fazendo um contraponto com a situação da Educação Básica no país.

"Essa visita é um momento importante de desdobramento do trabalho realizado na sala temática, com a entrega das primeiras arrecadações e também esse primeiro envolvimento dos alunos da Administração 1A com os alunos da escolinha", afirmou a professora de Sociologia do IFFluminense Itaperuna Fernanda Huguenin, que coordenou o trabalho dos estudantes na Semana Acadêmica.

A atividade contou ainda com a participação dos integrantes do projeto de extensão Parada Musical, que fizeram uma apresentação com repertório composto por músicas nacionais. Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna e coordenadora do projeto de extensão Elo, Michelle Maria Freitas Neto, o resultado dessa primeira fase do projeto foi muito positivo.

"É muito gratificante ver nossos alunos felizes por estarem contribuindo com outros alunos da rede pública e compartilhando com eles conhecimento e parte do que recebem do Instituto. A visita é uma grande oportunidade de contextualizar o que é visto em sala de aula, mas também de contribuir com a nossa região", ressaltou.

A Escola Municipal Sesmaria conta atualmente com uma sala de aula em uso, que abriga uma única turma de ensino multisseriado, com crianças entre 4 e 12 anos de idade. Na segunda fase do projeto, a ideia é que alunos e servidores do IFFluminense, de acordo com as áreas dos cursos oferecidos no campus, possam atuar na adaptação de uma segunda sala da escola num espaço com layout e mobiliário diferenciados, que possam estimular um processo de ensino e aprendizagem lúdico para as crianças.

registrado em: , ,