CAMPUS ITAPERUNA

Ensino Remoto

Alunos do projeto TmJ Linguagens devem entregar atividades para certificação até terça, dia 8

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/09/2020 11h54, última modificação 05/09/2020 11h55
Participantes deverão realizar o simulado e enviar a Redação para receber o certificado que poderá ser usado como carga horária de atividades extracurriculares dos Cursos Técnicos.
TMJ Linguagens

O projeto de ensino TmJ Linguagens, que vem sendo desenvolvido desde junho por professores de Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Artes e Educação Física do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, chega a sua reta final. Até a próxima terça-feira, dia 8 de setembro, os participantes deverão realizar o simulado e enviar a Redação, por meio da plataforma Moodle, para receber o certificado que poderá ser usado como carga horária de atividades extracurriculares obrigatórias para conclusão dos Cursos Técnicos.

A ação foi criada durante o período de suspensão do calendário letivo com o objetivo de promover o reforço escolar dos alunos em interpretação textual e produção de textos, além de oferecer treinamento para aqueles que realizarão o ENEM em 2020. Todas as atividades foram feitas por meio de plataformas digitais, envolvendo módulos de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

No último dia 31, a Reitoria reabriu o calendário letivo no Instituto, que estava suspendo desde 16 de março, em virtude da pandemia de Covid-19. A decisão, publicada por meio da Portaria N.° 577/2020, permite a realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) nos campi do IFF, adaptadas a cada curso/turma, em atendimento às diretrizes aprovadas pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto, por meio da Resolução N.° 38, de 27 de agosto de 2020.

Vale ressaltar que a reabertura do calendário acadêmico não significa o início da contagem imediata dos dias letivos. A reabertura do calendário é uma prévia autorização para que os campi iniciem suas atividades a partir dos seus planejamentos, adotando ou não as APNPs, cujas horas serão computadas no cumprimento do período letivo.

Na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, as direções Geral, de Ensino e de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil do IFF Itaperuna terão uma reunião online com os integrantes do Grêmio Estudantil e do Conselho dos Representantes de Turma do campus. Na pauta estão as discussões sobre a retomada do calendário letivo no Instituto, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), e ações de inclusão digital para os estudantes. Além disso, serão agendadas reuniões, ao longo das próximas semanas, com alunos e/ou seus pais e responsáveis (no caso dos estudantes menores de idade) de todos os cursos do campus para apresentação das APNPs.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.