CAMPUS ITAPERUNA

Arte e Cultura

Alunos podem se inscrever em seleção de novos integrantes da Academia de Letras do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 27/09/2021 16h19, última modificação 27/09/2021 17h23
Inscrições estão abertas até 22 de outubro para matriculados nos cursos técnicos e superiores do campus.
Academia de Letras do IFF Itaperuna

Alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Itaperuna podem se inscrever, até o dia 22 de outubro, na seleção de novos integrantes da Academia de Letras do campus. Serão preenchidas 25 cadeiras que prestam homenagens a escritores e escritoras de reconhecimento nacional. A seleção é aberta a matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFF Itaperuna.

professora de Língua Portuguesa e presidente da Academia, Giselda Bandoli, explica que a ideia do projeto é "resgatar e valorizar nosso patrimônio cultural através do incentivo à produção escrita de nossos alunos, criando um centro de produção de cultura das Letras em nosso campus".

As regras para participar da seleção são as seguintes:

- É preciso estar matriculado em Curso Técnico Integrado, Concomitante ou PROEJA ou Curso de Graduação/Licenciatura e/ou Pós-graduação;

- Para ser Membro Efetivo da Academia, os alunos/as devem ter textos literários escritos, ainda que não publicados, ou de divulgação científica de própria autoria;

Inscrições abertas

Os interessados em fazer a inscrição deverão enviar, até 22 de outubro, para o e-mail academiadeletras.iffitaperuna@gmail.com, os seguintes documentos:

1. Memorial: em que deverão constar nome completo, curso/série, e-mail e telefone de contato; aspectos biográficos relevantes ao processo seletivo; e pequeno texto argumentativo apresentando as razões de sua candidatura;

2. Currículo (Vitae ou Lattes);

3. Comprovantes de vida cultural ativa seja como cronista, colunista, artista plástico, roteirista, poeta, compositor, educador, jornalista, historiador ou pesquisador nos mais variados ramos do saber científico ou ainda comprovação de participação em atividades culturais de comprovada relevância;

4. Texto/trabalho literário, ainda que não publicado, ou de divulgação científica de própria autoria (ou um link com o texto, para o qual a Diretoria da Academia será direcionada).

VEJA AQUI O EDITAL COMPLETO DA SELEÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DO IFF ITAPERUNA

Processo seletivo

A seleção será feita por meio da análise curricular e da produção cultural dos candidatos. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 9 de novembro, nos canais oficiais de comunicação do IFF Itaperuna.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Fabiana Carvalho, que faz parte da direção da Academia, a participação dos alunos é fundamental.

"Nosso campus é cheio de talentos, e muitos dos nossos estudantes têm mostrado um potencial incrível para a escrita. Esperamos que, por meio do presente edital, tanto os alunos quanto as alunas do IFF venham colaborar com o trabalho da Academia e incentivar cada vez mais o despertar dessa vocação", explica a professora.

O professor de Física e integrante da direção do projeto, Adriano Ferrarez, também reforça a importância de os alunos abraçarem o projeto.

"Já foi dito que a arte existe porque a vida não basta. A literatura é uma grande expressão da arte. A Academia de Letras do IFF Itaperuna é um farol para iluminar corações e mentes nessa quadra atual marcada pela ignorância e obscurantismo. É muito importante que a juventude participe de iniciativas como essa", afirma o professor.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail academiadeletras.iffitaperuna@gmail.com ou diretamente com a professora Giselda.

Após o resultado final do processo seletivo, os membros efetivos selecionados escolherão qual escritor ou escritora terão como patrono ou patrona, sendo as opções:

Cadeira 1: Joaquim Maria Machado de Assis | Cadeira 2: Conceição Evaristo | Cadeira 5: Carlos Drummond de Andrade | Cadeira 6: Raquel de Queiroz | Cadeira 7: Castro Alves | Cadeira 8: Clarice Lispector | Cadeira 9: Daniel Munduruku | Cadeira 10: Júlia Lopes de Almeida | Cadeira 11: Oswald de Andrade | Cadeira 12: Ana Maria Machado | Cadeira 13: João Cabral de Melo Neto | Cadeira 15: Casimiro de Abreu | Cadeira 16: Elisa Lucinda | Cadeira 17: Cruz e Souza | Cadeira 18: Narcisa Amália de Campos | Cadeira 19: Chico Buarque | Cadeira 20: Eliane Potiguara | Cadeira 21: Vinícius de Moraes | Cadeira 22: Emília Freitas | Cadeira 23:Ferreira Gullar | Cadeira 25: Manoel de Barros | Cadeira 27: Lima Barreto | Cadeira 28: Maria Benedita Câmara Bormann | Cadeira 30: Maria Firmina dos Reis | Cadeira 31: Graciliano Ramos | Cadeira 32: Jarid Arraes | Cadeira 34: Marina Colasanti | Cadeira 36: Lygia Fagundes Telles | Cadeira 37: Ailton Krenak | Cadeira 38: Hilda Hislt | Cadeira 39: Manuel Bandeira | Cadeira 40: Maria Alice Barroso.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents