CAMPUS ITAPERUNA

Alunos visitam clínica para dependente químico

por admin publicado 05/11/2014 14h55, última modificação 18/12/2017 13h22
Os alunos do 1º ano do curso Técnico de Informática do campus Itaperuna conheceram o Espaço Regenerar, que auxilia no tratamento de usuários de drogas.

A visita aconteceu na última terça-feira, 4 de novembro, como parte do Projeto Integrador, do IFFluminense Itaperuna. A turma está desenvolvendo um trabalho para ser apresentado em dezembro, com o tema "Manifestações Artísticas de Dependentes e Ex-dependentes Químicos".
 No Regenerar, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a rotina dos internos e os prejuízos causados pela dependência química. A ideia de levar a turma ao espaço foi da aluna Karla Mello, de 17 anos.
 "Sempre ouvimos falar sobre o quanto as drogas causam prejuízos, mas a gente não conhecia tudo isso na prática. É importante saber como é feito esse trabalho de recuperação e as dificuldades que existem. Fiquei muito satisfeita com as visitas, porque conversamos com pessoas que vivem essa realidade", contou a estudante.
 Ao todo, participaram da visita 17 estudantes, com faixa etária entre 15 e 18 anos. Segundo Jeronimo Santana, coordenador do Projeto Regenerar, esse trabalho de educação é fundamental para evitar que os jovens caiam no mundo das drogas.
 "A conscientização é como uma semente que é plantada e passa a ser cultivada também entre os que estão ao redor. São muitas as causas que levam uma pessoa ao vício, por isso é tão importante mostrar a esses jovens o quanto as drogas podem ser prejudiciais", ressaltou o coordenador.
 O Projeto Integrador é um módulo de aprendizagem interdisciplinar em sala de aula, que faz parte da grade dos alunos dos cursos técnicos integrados do campus Itaperuna. No dia 13 de dezembro, as turmas participarão da I Olimpíada de Linguagens, Artes e Humanidades, onde apresentarão os trabalhos preparados ao longo do semestre. O tema deste ano é "Tendências artísticas e culturais marginais".
 Serão sete modalidades de competição a serem avaliadas: sala temática, vídeo-documentário, apresentação artística, jogo de perguntas e respostas, montagem das estruturas das salas temáticas, atração de visitantes e arrecadação de alimentos. A turma que conquistar mais pontos no total será premiada com uma viagem.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 05/11/14)