CAMPUS ITAPERUNA

Animação cultural dos alunos do IFF na APAE

por admin publicado 28/06/2013 18h55, última modificação 18/12/2017 13h20
A APAE recebeu, na última quinta-feira, a visita de alunos e voluntários do campus Itaperuna para várias atividades de recreação com as crianças portadoras de necessidades específicas.

Na última quinta-feira a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaperuna recebeu a visita de alunos e servidores do campus Itaperuna, para diversas atividades de recreação com as crianças excepcionais.

Todas as atividades, incluindo a presença do mascote Teteu, foram incentivadas pela aluna bolsista Juliana Ladeira e promovida pelo projeto de extensão “Arte em Cena”, coordenada pela pedagoga Gleiciane Lage. Alunos e voluntários atuaram na peça do grupo de teatro “Parada Artística”.

O aluno do 3º ano de eletrotécnica Jayro Livisson, que encarnou o mascote da instituição, revelou que o evento trouxe muita alegria às crianças e proporcionou momentos de muita emoção aos presentes. Segundo ele, foi pelo olhar das crianças que pôde perceber o quanto elas precisam de atenção.

A pedagoga Gleiciane reforça a necessidade de se fazer palestras abertas para todos, com depoimentos de profissionais e alunos portadores de necessidades específicas para fomentar o debate sobre inclusão, pois, segundo ela existe muita dificuldade em trabalhar com a diferença e esse contato pode favorecer a quebra de mitos sobre a inclusão.

Voluntários e alunos declararam que a visita foi um sucesso e que as crianças da APAE os receberam com carinho e atenção, além da experiência de dividir o tempo com outras pessoas num ato de solidariedade e amor.

A APAE atende os níveis e modalidades de educação e ensino, na Escola Especial Recriar e na Extensão NEIPP (Núcleo Educacional Integrado Pré Profissionalizante), abrangendo a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental atendendo a crianças e jovens de 0 a 15 anos. Possui ainda ambulatório para atendimento a alunos com deficiências múltiplas e diversas patologias, nas áreas de Neurologia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Odontologia, Nutrição, Pediatria e Psicomotricidade.