CAMPUS ITAPERUNA

Exame Nacional

Aplicação do Saeb para alunos do 3º ano do Integrado no IFF Itaperuna será nesta segunda, dia 29/11

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 24/11/2021 18h07, última modificação 24/11/2021 19h55
A prova será presencial, no próprio campus, com duração máxima de 2h30, e terá questões de Língua Portuguesa e de Matemática, além de um questionário sobre informações pessoais e profissionais.
Cursos Técnicos

Os estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna participarão na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, a partir das 07h30, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um exame do Ministério da Educação que tem como objetivo avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica brasileira.

A prova será presencial, no próprio Campus Itaperuna, com duração máxima de 2h30, e terá questões de Língua Portuguesa e de Matemática, além de um questionário sobre informações pessoais e profissionais. Todos os estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados devem participar do exame.

Será servido um café da manhã aos alunos antes do início da prova. É preciso chegar ao campus até as 07h30, com caneta, lápis e máscara. Pela participação, alguns professores darão ponto extra em suas disciplinas neste terceiro módulo das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), entre elas Matemática, Língua Portuguesa e Literatura.

Gratuidade no transporte intermunicipal

Os estudantes que vão realizar o Saeb e residem no Estado do Rio, mas fora de Itaperuna, e precisam da gratuidade no transporte intermunicipal podem solicitar — até o meio-dia desta sexta-feira, dia 26 de novembro, a declaração de matrícula para ser apresentada no embarque. O documento é emitido pela Diretoria de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil. Veja o passo a passo divulgado pela equipe:

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar sua carteira de estudante ou declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Em caso de o estudante residir com terceiros, devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiros (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br.
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal
Prazo final de envio: meio-dia de 26/11/2021

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Exame nacional

O Saeb é um exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — do Ministério da Educação — desde 1990, com o objetivo avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica brasileira. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo do Censo Escolar. Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site do Inep, que pode ser acessado AQUI.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.