CAMPUS ITAPERUNA

Tecnologia

Aplicativo desenvolvido no IFF Itaperuna para a Polícia Civil é apresentado na Rio Innovation Week

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/08/2024 20h15, última modificação 14/08/2024 20h35
Equipe do Curso Superior de Sistemas de Informação criou ferramentas para registro de informações em locais de crime a partir de demandas da polícia técnico-científica.
Apresentação de projeto do IFF Itaperuna

O projeto foi apresentado no estande do IFF na Rio Innovation Week, evento que acontece até o dia 16 na capital fluminense

Um conjunto de ferramentas digitais criadas no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna para auxiliar e modernizar o trabalho de policiais civis do estado foi uma das atrações nesta quarta-feira, 14 de agosto, do estande do Instituto na Rio Innovation Week, conferência global de tecnologia e inovação, que acontece até sexta-feira, dia 16, na capital fluminense.

O projeto de extensão “Aplicativo de registro de informações em locais de crime para a polícia civil técnico-científica do Estado do Rio” é coordenado pelo professor da graduação em Sistemas de Informação Jonnathan Carvalho, que fez a apresentação na conferência desta quarta-feira junto com Herick Sales, um dos seus alunos bolsistas.

“Foi otimo poder apresentar esse projeto, porque ele foi a minha primeira experiência de trabalho. Então saber que tem pessoas interessadas nele e ver os frutos do nosso esforço é muito gratificante para mim”, contou o estudante, durante o evento.

O projeto consiste na criação de aplicativos e sistemas informatizados para uso da Polícia Civil, a partir de demandas identificadas pela própria corporação.

“Antes, muito do trabalho dos policiais era feito de forma manual, como por exemplo laudos elaborados por peritos nos locais de crime. Com as ferramentas desenvolvidas no IFF, o perito já pode alimentar o sistema diretamente por um aplicativo no celular, em vez de usar uma prancheta para preencher a documentação à mão. É uma importante ferramenta para agilizar o trabalho deles no dia a dia”, explicou o coordenador Jonnathan Carvalho.

O projeto foi criado em 2024 no Campus Itaperuna, a partir de ideias trazidas por uma outra estudante, que hoje atua como orientadora das atividades.

“A Laura Machuca é uma aluna nossa que já chegou à graduação em Sistemas de Informação com doutorado na área de Biologia e uma série de projetos de pesquisa em andamento. Ela nos trouxe a ideia de parceria com a Polícia Civil e ficamos muito interessados. Após entender quais seriam as principais demandas de sistemas, submetemos o projeto em editais de fomento para extensão no IFF e conseguimos os recursos para as bolsas. Esse sistema apresentado hoje foi o primeiro a ser desenvolvido, mas já estamos com outros em andamento, todos voltados para o trabalho policial”, contou o coordenador.

A equipe atualmente é composta pelo professor Jonnathan Carvalho e o diretor da  Polícia Civil Técnico-Cientifica Denilson Siqueira, além dos estudantes Laura Machuca (Orientadora), Gabriel Rabelo (Bolsista), Herick Sales (Bolsista), Anna Carolina França (Voluntária) e Davi Tostes (Voluntário).