CAMPUS ITAPERUNA

Atletas do IFF Itaperuna conquistam resultado inédito para o campus, com 3 medalhas no JIF-Sudeste

por admin publicado 01/09/2023 22h20, última modificação 26/10/2023 14h49
Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste terminaram nesta sexta-feira, 1º de setembro, com estudantes do campus conquistando um ouro e dois bronzes na competição.
9d4a9c99 e045 4232 9fc4 c26156b9089b

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste chegaram ao fim nesta sexta-feira, 1º de setembro, em Guarapari (ES), com os estudantes-atletas do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna celebrando a conquista de três medalhas na competição, sendo um ouro e dois bronzes. O feito é inédito, já que o campus nunca havia conquistado medalhas em toda a história do JIF.

Professor de Educação Física do campus e membro da delegação do IFF no evento, Rodrigo Martins lembra que essa foi a maior representatividade do IFF Itaperuna em uma edição do JIF, com um total de dez atletas, sendo dois na natação, um no atletismo e sete no futsal feminino.

"Foi também o melhor resultado alcançado, inclusive com medalhas inéditas: ouro no lançamento de disco do Gabriel Basílio e as duas medalhas de bronze na natação da Hortência Mendonça. Isso só motiva aos atletas, a nós professores e ao campus de forma geral a continuar nossa preparação para as próximas edições. Ao final do JIF-Sudeste 2023 percebemos como muito positivo os resultados e o desempenho dos atletas do IFF. De forma geral, os esportes individuais se destacaram em relação ao número de medalhas conquistadas, mas os esportes coletivos também foram muito competitivos", destaca o professor.

As medalhas de bronze da natação, com a aluna Hortência Mendonça, foram conquistadas nas provas de revezamento nos 4x50 medley e 4x50 livre, nesta sexta-feira. Hortência ficou ainda em 4º lugar nos 100m e 50m livre, assim como Arthur Canazarro, 4º lugar nos 50m livre.

Itaperuna também esteve no lugar mais alto do pódio, logo no primeiro dia de competições, na terça-feira, 29 de agosto, com Gabriel Basílio conquistando a medalha de ouro na modalidade de lançamento de disco, que faz parte das provas de atletismo. Essa foi a primeira vez que o campus teve um representante de atletismo na seleção do Instituto no JIF.

O time de Itaperuna contou ainda com as atletas do futsal feminino Ester Rodrigues, Maristher Braga, Camilly Vitória, Luna Rodrigues, Maria Vitória, Fabiana Terra e Ana Luiza Corrêa, que haviam conquistado o ouro no JINIFF 2023.

"Nossas equipes representaram o Campus Itaperuna, assim como IFF, com muita garra, entrega, vitórias e aprendendo com as novas experiências. Estamos muito orgulhosos e, em nome de toda comunidade acadêmica, os parabenizo e os recebemos de volta com muita alegria. Parabéns aos professores também, que trabalharam com muita paixão e profissionalismo na preparação de nossos times. Que venham logo os próximos jogos!", ressaltou o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro.

Os Jogos das Instituições Federais aconteceram ao longo de toda a semana, no Espírito Santo, com disputas valendo a classificação nos Jogos Nacionais. Este ano, a delegação do IFF na competição contou com 149 estudantes-atletas, de diversos campi, além de 13 servidores compondo a comissão técnica, para participar das 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez