CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Evento

Bicentenário de Maria Firmina dos Reis será tema de exposição no IFF Itaperuna de 24 a 27/10

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 20/10/2022 17h47, última modificação 20/10/2022 17h53
A abertura das atividades será no Cineteatro, na segunda-feira, às 14h50, com a palestra "Maria Firmina dos Reis: A mente ninguém consegue aprisionar".
Evento em homenagem a Maria Firmina dos Reis no IFF Itaperuna

A partir da próxima segunda-feira, 24 de outubro, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna sediará a Exposição Cultural "Maria Firmina dos Reis: A mente ninguém consegue aprisionar", evento promovido pelo projeto “Insubmissas palavras de Mulheres: O resgate da literatura de autoria feminina no cânone brasileiro”, em parceria com o projeto "Literature-se" e a Academia de Letras do Campus Itaperuna.

A abertura das atividades será no Cineteatro, às 14h50, com a palestra "Maria Firmina dos Reis: A mente ninguém consegue aprisionar", com a equipe do projeto "Insubmissas palavras de Mulheres", além de um sarau literário, apresentando a escritora Maria Firmina.

"Esquecida no cânone da literatura brasileira, Maria Firmina dos Reis é a primeira escritora negra a publicar um romance no Brasil: 'Úrsula'. De estilo romântico, a obra traz uma grande crítica à escravidão e à opressão às mulheres. A temática abolicionista de Maria Firmina antecipa a obra daquele que é considerado o 'Poeta dos Escravos': Castro Alves'. Há, portanto, que se reparar a injustiça contra o nome e a obra de Maria Firmina dos Reis na historiografia literária brasileira. Neste ano, comemora-se o bicentenário da autora", ressalta a professora Giselda Bandoli, que é a organizadora do evento.

Programação e inscrições

O evento terá duração de uma semana, com uma exposição sobre a escritora e sua obra, além de rodas de conversa, apresentação de documentário, palestra, rodas de leituras e apresentação musical. As atividades serão essencialmente de forma presencial, exceto a palestra, que acontecerá em formato híbrido.

Haverá certificado para os participantes. A programação completa e o link de inscrição estão disponíveis no site https://eventos.iff.edu.br/bicentenariodemariafirmina. Além de efetuar o cadastro geral no evento, é importante fazer a inscrição em cada uma das atividades de interesse, clicando no botão "+participar", localizado ao lado de cada uma delas no bloco de programação disponível no site do evento.