CAMPUS ITAPERUNA

Novidade

Câmara de Ensino aprova projeto de abertura de Curso Superior em Administração no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 09/08/2024 17h56, última modificação 09/08/2024 18h10
A previsão é que sejam oferecidas 40 vagas por ano na graduação em Administração, com a possibilidade de abertura do curso já a partir de 2025.
Graduação em Administração

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

A Câmara de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) aprovou nesta quinta-feira, 8 de agosto, o projeto de abertura do Curso Superior de Bacharelado em Administração no Campus Itaperuna. O texto ainda passará por análise e votação no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei) e no Conselho Superior do Instituto (Consup), antes de entrar na fase de implantação para oferta de vagas no Vestibular do IFF.

De acordo com o projeto pedagógico, o bacharelado terá duração de quatro anos e o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar de forma ética, eficiente e inovadora em diferentes contextos organizacionais e sociais, alinhados com as demandas do mercado de trabalho e as transformações do mundo contemporâneo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico em sua atuação a partir da Região Noroeste Fluminense.

“A abertura do Bacharelado em Administração nos enche de alegria e esperança. Trata-se de um projeto conjunto e que vem sendo elaborado em parceria com A gestão desde o início 2023. De lá para cá, contamos com um grande trabalho de professores do núcleo técnico de Administração, além das outras áreas como Matemática, Informática, Linguagens e Humanas. Esperamos que o curso represente um marco no ensino na área de gestão na cidade de Itaperuna, proporcionando uma formação presencial, gratuita e de excelência à comunidade onde o IFF se insere”, destaca o coordenador do bacharelado, Raphael Veloso.

Atualmente, o IFF Itaperuna oferta os cursos superiores de Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Química, além dos cursos técnicos de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química.

Expansão do campus

Segundo o diretor-geral do campus, Filipe Ribeiro de Castro, o novo curso de graduação é de fundamental importância para a expansão do IFF em Itaperuna.

“Agradeço aos servidores do campus que trabalharam muito para que esse projeto pudesse chegar até essa etapa. Também as comissões e colegiados pertinentes que já atuaram e, antecipadamente, aos que ainda atuarão até a etapa definitiva de aprovação do curso. Registro agradecimento também à Pró-Reitoria de Ensino pelo assessoramento e pronta condução dos procedimentos de implantação da oferta.Por fim, é hora de trabalhar bastante para mais um curso de sucesso em Itaperuna, mas também de celebrar as etapas já vencidas e de projetar vidas transformadas pela força do Instituto Federal Fluminense presente em nossa região, ressalta.

O Bacharelado em Administração está sendo construído no campus pelo corpo docente de diferentes cursos, especialmente do Técnico em Administração e do bacharelado em Sistemas de Informação. A grade prevê aulas em disciplinas como Teoria Geral e Contemporânea da Administração, Economia, Gestão de Pessoas, Cálculo, Contabilidade, Sistemas de Informação, Logística, Organização Empresarial e Gestão Pública, entre diversas outras.