CAMPUS ITAPERUNA

Aprendizagem Ativa

Campus Itaperuna faz lançamento de revistas eletrônicas produzidas por alunos

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 19/04/2016 17h31, última modificação 19/04/2016 17h31
Material foi produzido ao longo do ano letivo de 2015, durante as aulas de Língua Portuguesa dos cursos integrados ao ensino médio
Lançamento de revistas eletrônicas de alunos

Alunos do segundo ano dos cursos integrados ao ensino médio produziram as revistas durante aulas de Língua Portuguesa

Os alunos do segundo ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFluminense Itaperuna realizaram, na sexta-feira (15/04), o lançamento de nove revistas eletrônicas produzidas pelas turmas, ao longo do ano letivo de 2015. Todo o material — entre eles fotos, textos e design das revistas — foi produzido pelos estudantes durante as aulas de Língua Portuguesa.

Segundo a professora Andressa Peres Teixeira, responsável pelo projeto, a ideia foi abordar, de forma diferenciada, temas como desigualdade de gênero, diversidade sexual e violência juvenil com os alunos, estimulando a discussão crítica entre eles, no dia a dia das aulas.

"Desde a década de 1980, discute-se no país e no mundo a importância do ensino de Língua Portuguesa voltar-se para práticas de letramento significativas. No entanto, até hoje o ensino dessa disciplina é visto como algo normativo, ocultando o fato do quão libertador é saber se expressar através de palavras no papel. Essa experiência com as revistas digitais é a prova viva de que é possível ousar, de que é possível fazer diferente e, principalmente, é possível trazer as mais recentes teorias nacionais e internacionais sobre o ensino de língua materna para uma sala de aula do interior do estado do Rio de Janeiro. Obviamente, as revistas não estão perfeitas, uma vez que se trata de um trabalho coletivo dos próprios alunos, tanto no processo de escrita como de editoração e revisão dos textos. Atuei apenas como mediadora do processo, auxiliando-os na árdua tarefa de aprenderem a lidar com o conhecimento, a selecionar informações, a desenvolver um espírito crítico e reivindicativo e a compreender que a escrita não é um bicho de sete cabeças desde que você tenha algo importante a dizer", explicou a professora.

O lançamento do material produzido pelas turmas foi feito na Tecnoteca do campus Itaperuna, uma sala interativa que conta com recursos digitais, e teve a presença de pais dos estudantes, além de servidores do IFFluminense e dos alunos participantes.

"Alguns grupos se envolveram tanto com o tema escolhido que optaram por produzirem um Dossiê ao estilo da Revista Cult, outros trataram de mais de um tema e os demais seguiram as orientações originais. O relevante é que o importantíssimo debate de ideias, cada vez mais ignorado, tenha emergido de forma espontânea e engajada por parte dos estudantes envolvidos", ressaltou Andressa.

Veja nos links as revistas eletrônicas produzidas pelas turmas:

- Revista Expanda

- Revista #ForaDoPadrão