CAMPUS ITAPERUNA

Permanência

Candidatos a bolsas da Assistência Estudantil em Itaperuna terão reunião para conferir documentos

por Comunicação Social IFFluminense Itaperuna publicado 01/07/2016 15h51, última modificação 13/09/2016 21h49
Objetivo das reuniões é evitar que alunos possam ser desclassificados por erros ou falta de documentos exigidos na inscrição
Assistência Estudantil

O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do IFFluminense Itaperuna fará na próxima quarta-feira (06/07), às 15h, às 18h e às 20h30min, reuniões com alunos interessados em participar da seleção para bolsas de Alimentação, Moradia, Transporte e Permanência. Nesses encontros, que acontecerão no auditório do Bloco F, os participantes terão a oportunidade de levar os documentos exigidos no edital para serem conferidos pelos profissionais da Assistência Estudantil.

Segundo o diretor de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFFluminense Itaperuna, Roberto da Silva Lanes Filho, o objetivo dessas reuniões é evitar que alunos possam ser desclassificados por erros ou falta de documentos exigidos na inscrição.

"Será um momento em que a assistente social do campus Bom Jesus, Renata Nascimento da Silva, irá nos auxiliar, mais uma vez, e desenvolver essa importante atividade para que os alunos que já acreditam estar com todos os documentos necessários possam verificar se a documentação está completa. No caso de necessidade de outros documentos, eles terão ainda dois dias para providenciá-los", ressaltou o diretor.

O prazo para protocolar a ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital termina na próxima sexta-feira, 8 de julho, às 20h, na recepção do campus Itaperuna. A seleção dos beneficiários será feita pelo NAE, com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e que estejam frequentando os cursos técnicos de nível médio/técnico e superior presenciais do campus Itaperuna. A previsão é que o resultado final da seleção seja divulgado em 24 de agosto.

As modalidades de bolsa são as seguintes:

Auxílio Transporte (60 vagas)
O auxílio-transporte é um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar. O auxílio-transporte deve atender estudantes que residam em municípios distintos daquele em que o campus do IFFluminense está localizado ou estudantes que residam em áreas de difícil deslocamento/acesso dentro do mesmo município do campus. Este auxílio não pode ser recebido cumulativamente com o auxílio moradia. Nessa modalidade, são pagos 50% do total gasto diário com passagens no deslocamento da escola para a residência e da residência para a escola.

Auxílio Moradia (40 vagas)
O valor mensal do benefício é de R$ 225. O auxílio-moradia apresenta-se como um instrumento primordial para a garantia da permanência dos estudantes do IFFluminense que residem em localidades distantes do campus em que estão matriculados, reduzindo os índices de evasão escolar e melhorando o seu desempenho acadêmico. O Auxílio Moradia é um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro ou habilitação em moradia estudantil aos estudantes matriculados em cursos regulares presenciais em uma das unidades do IFFluminense. Este auxílio não pode ser recebido cumulativamente com o auxílio transporte.

Auxílio Alimentação (130 vagas)
O Auxílio Alimentação compreende a concessão de refeição/alimentação na cantina do campus. O número de refeições a ser concedido ao estudante será de 1 (uma) até 3 (três) refeições semanais, de acordo com a demanda apresentada pelo estudante, seja por necessidade de permanência no campus por possuir aulas regulares em dois turnos seguidos, ou por necessidade de permanência por dois turnos seguidos para realização de atividade de bolsa a que esteja vinculado na condição de bolsista (apoio e desenvolvimento tecnológico, monitoria, pesquisa e extensão).

Bolsa Permanência IFF (30 vagas)
A Bolsa Permanência IFF é um subsídio financeiro mensal de R$ 400 fornecido aos estudantes regularmente matriculados no IFFluminense em cursos presenciais de nível médio e superior para sua manutenção durante o período de vigência da bolsa, contribuindo para permanência e êxito do estudante. Esta bolsa não pode ser acumulada com Bolsa ENEE, Bolsa Permanência MEC, Bolsa PROEJA e Bolsa de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico, podendo acumular apenas com os auxílios previstos neste Edital e com as bolsas de Extensão, Pesquisa e Monitoria.

Todos os detalhes da seleção e os requisitos para participar do processo seletivo estão disponíveis no EDITAL 12, que pode ser acessado AQUI.

Comunicação Social IFFluminense Itaperuna