CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Cerimônia de encerramento da Semana Acadêmica do IFF Itaperuna tem premiação de alunos e servidores

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 26/08/2022 16h41, última modificação 26/08/2022 18h47
A sala temática 'Quem somos nós' foi escolhida pelos jurados como a melhor apresentação da Semana Acadêmica, seguida pelas salas 'Navegar é preciso', 'Mar de Elementos' e 'Princesas Revolucionárias'.
Premiação da Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

A cerimônia de premiação aconteceu na quadra do campus

A apresentação "Quem somos nós" foi a escolhida pelo júri técnico como a melhor sala temática da 9ª Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 26 de agosto, junto com o encerramento da 7ª Olimpíada Estudantil do campus e o anúncio dos vencedores do 3º Concurso de Poesias Literature-se, da Academia de Letras do IFF Itaperuna.

Este ano, a Semana Acadêmica contou com 11 salas temáticas abertas à visitação do público, abordando de forma lúdica e interativa o ensino e a popularização do conhecimento em áreas como Astronomia, Matemática, Química e Marketing, além de temas debatidos pela sociedade, como diversidade, empoderamento feminino e movimento negro, entre outros. As exibições aconteceram entre terça e quinta-feira, recebendo mais de 600 estudantes do Ensino Fundamental, em visitas guiadas, além de pais de alunos, servidores e a comunidade em geral.

Grande campeã da Mostra de Salas Temáticas, a "Quem somos nós" usou encenações, leituras de textos e muita música para abordar pautas sobre racismo, diversidade e movimento negro. O espaço foi coordenado pela servidora técnico-administrativa do IFF Itaperuna Lylian Nogueira e contou com a dedicação de um grupo de estudantes de diferentes cursos do campus que fazem parte do coletivo Filhas da Luta.

"A experiência foi gratificante por si só, devido ao forte engajamento dos alunos envolvidos, assim como a oportunidade de promover acolhimento e celebração das diversidades e lutas sociais. Perceber as reações e receptividade do público também foi recompensador", conta Lylian Nogueira, que foi a responsável ainda, junto com o Filhas da Luta, pela sala "Princesas Revolucionárias", que conquistou a terceira colocação, com um espaço dedicado à discussões sobre gênero e empoderamento feminino.

Trabalhos premiados

O segundo lugar foi dividido entre duas salas: "Navegar é preciso" e "Mar de Elementos" receberam o título de vice-campeãs, após dar empate na pontuação conferida pelos jurados. Coordenada pelos professores João Felipe Borges, Giselda Bandoli, Juliana Simões e Anders Teixeira, com uma equipe formada por alunos do 1º ano de Administração e Química, a "Navegar é preciso" usou versos de Fernando Pessoa e Guimarães Rosa para encantar o público numa visita às belezas do mar e do desconhecido, abordando questões sobre sustentabilidade e poluição, numa mistura de Literatura, com Química e Administração.

Reedição de uma sala temática virtual, campeã de visitações na Semana Acadêmica - Edição Especial de 2021, a "Mar de elementos" fez sucesso também no formato presencial, garantindo a 2º colocação, ao mostrar de forma criativa como os elementos químicos fazem parte do nosso dia a dia. O trabalho teve coordenação dos professores Jessica Creton, Juliana Simões e Anders Teixeira, com equipe formada pelos alunos do 2º ano em Química.

"Foi uma Semana Acadêmica maravilhosa, com nossos alunos trabalhando juntos nas salas temáticas e torcendo juntos nas olimpíadas, tendo a oportunidade de vivenciar esse processo de integração e pertencimento ao campus que se mostrou muito rico ao longo de toda a semana. Sentimos o orgulho deles torcendo por seus cursos e colegas, sempre com muito respeito. A 9ª Semana Acadêmica termina com um saldo extremamente positivo, e já estamos pensando na próxima edição, em 2023", contou o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, destacando ainda o sucesso de público externo visitando as atrações do evento: "Pudemos retomar esse contato com as escolas da região, recebendo os alunos do Ensino Fundamental. E a gente pode vê-los saindo daqui encantados com as salas e laboratórios visitados. Tudo isso é muito gratificante para nós".

Olimpíada e Concurso de Poesias

Na 7ª Olimpíada Estudantil, que aconteceu dentro da programação da 9ª Semana Acadêmica, com disputas no vôlei, futsal, xadrez, atletismo e natação entre as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, a campeã foi a equipe de Eletrotécnica. O evento teve três dias de duração e contou com torcida organizada e para lá de animada.

"A Olimpíada superou nossas expectativas em termos esportivos e também de envolvimento dos alunos. A competitividade existe, mas o que ficará na memória são as interações, a festa, as brincadeiras, as batucadas, os jogos… Depois de tanto tempo limitados, pudemos curtir esses momentos juntos. Parabéns e obrigado a todos que participaram", ressaltou a professora de Educação Física do IFF Itaperuna Cláudia Aleixo, que organizou o evento junto com o também professor Rodrigo Martins.

Durante a cerimônia de premiação nesta sexta-feira foram revelados também os nomes dos vencedores do 3º Concurso de Poesias Literature-se da Academia de Letras do IFF Itaperuna, que contou com a participação de estudantes e servidores do campus. O anúncio e a entrega dos prêmios foram feitos pela presidente da Academia e professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFF Itaperuna, Giselda Bandoli.

O resultado final ficou da seguinte forma:

3º Concurso de Poesias

1º lugar: Última prece (Ingrid Ribeiro dos Santos Nunes)
2º lugar: Adiando os dias que nos foram dados (Vicente Carvalho)
3º lugar: Extintos (Alex de Freitas Tardin)
4º lugar: Falhando em me transformar (Luma Ferreira Boechat)

7ª Olimpíada Estudantil

1º lugar: Eletrotécnica
2º lugar: Administração
3º lugar: Informática
4º lugar: Química

Mostra de Salas Temáticas da 9ª Semana Acadêmica

1º lugar: "Quem somos nós"
2º lugar: "Navegar é preciso" e "Mar de Elementos"
3º lugar: "Princesas Revolucionárias"