CAMPUS ITAPERUNA

Clube de Astronomia ganha telescópio

por admin publicado 25/11/2014 18h00, última modificação 18/12/2017 13h10
Novo equipamento será usado por bolsistas do campus Itaperuna em projetos de ensino e popularização da Astronomia na Região Noroeste.

O Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte), do IFFluminense Itaperuna, acaba de ganhar um novo telescópio para uso nas atividades desenvolvidas pelos bolsistas, principalmente em escolas públicas da região. Agora, são dois equipamentos disponíveis no campus, sendo que o novo é portátil.

O telescópio — que havia sido solicitado pelos estudantes à Reitoria — foi entregue no último dia 24 de novembro e já está sendo testando pelos bolsistas. O grupo costuma realizar atividades periódicas como minicursos, observação noturna e campeonato de lançamento de foguetes, além de ministrar palestras para a comunidade, por meio do projeto "Astronomia na Praça".

"O telescópio portátil vai facilitar muito o trabalho desenvolvido nas escolas públicas da região, pois ficará mais fácil levar o equipamento até esses estudantes", contou o aluno Nely Bastos Netto, que está no segundo ano de Eletrotécnica e faz parte do Caronte.

Além do novo telescópio portátil, o clube também recebeu uma tenda para ser usada em exposições e feiras de ciências.

(Publicada em 25/11/2014)