CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Capacitação

Competições, palestras e participação massiva dos alunos marcam o 1º Reboot, evento de Informática do IFF Itaperuna

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 02/12/2025 19h52, última modificação 02/12/2025 19h58
Coordenador do Curso Técnico faz balanço do evento, que reuniu estudantes, professores e profissionais de TI, num ambiente de aprendizado, inovação e networking.
Reboot no IFF Itaperuna

O evento aconteceu nesta segunda-feira, 01/12, no cineteatro e laboratórios do campus.

“A primeira edição do Reboot superou todas as nossas expectativas!” Com essas palavras, o coordenador do Curso Técnico de Informática do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, Guilherme Godoy, mostra que o evento chegou mesmo para ficar.

Realizado nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o Reboot 2025 reuniu estudantes, professores e profissionais de Tecnologia da Informação (TI), num ambiente de aprendizado, inovação e networking.

“Ficamos satisfeitos ao vermos a energia e o entusiasmo dos participantes. O evento reuniu competições, palestras e uma participação massiva dos alunos do Curso de Informática e, para nossa alegria, também de estudantes de outros cursos, que participaram de diversas atividades”, destaca o coordenador.

Segundo ele, um dos destaques da programação foi o Cine Pipoca, que teve sua lotação máxima atingida com a exibição de filmes criados por inteligência Artificial. 

“Além do interesse do público, a discussão sobre o uso consciente da IA demonstrou a maturidade e a curiosidade dos nossos alunos em relação às novas tecnologias”, destaca.

A Feira de Protótipos, já em sua terceira edição, mais uma vez evidenciou a criatividade e a capacidade dos estudantes do 3º ano em propor soluções inovadoras para diferentes problemas da sociedade. De acordo com Guilherme, ver a evolução dos trabalhos e a dedicação das equipes foi um dos momentos mais marcantes do evento.

“Criamos o Reboot justamente com o propósito de unir criatividade e tecnologia em atividades envolventes, formativas e motivadoras para toda a nossa comunidade, especialmente estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação. Ao final desta edição, posso dizer com convicção que atingimos nosso objetivo”, comemora.

Próxima edição será em 2026

Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade ainda de acompanhar palestras como “Vibe Coding: Programando com IA”, “Transformação Digital no Setor de Saúde” e “Uso de Grafos de Conhecimento Semânticos na Perícia Digital”.

“Estou muito satisfeito com os resultados e deixo aqui meu sincero agradecimento à comissão organizadora, cuja dedicação foi essencial para o sucesso do evento. Já estamos pensando em várias novidades para a próxima edição, em 2026, e tenho certeza de que continuaremos elevando o nível do Reboot ano após ano”, diz o coordenador.