CAMPUS ITAPERUNA

Semana Acadêmica

Concurso de Pontes de Palito terá início neste sábado letivo no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 20/09/2024 18h38, última modificação 20/09/2024 19h35
Alunos de Engenharia Mecânica iniciarão a montagem das estruturas com o grande desafio de superar o recorde de 252kg suportados pela vencedora de 2019.
Pontes de palito no IFF Itaperuna

O concurso está em sua quarta edição no Campus Itaperuna

Uma das principais atrações da Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, o Concurso de Pontes Treliçadas de Palito está de volta! Neste sábado letivo de 21 de setembro, as seis equipes formadas por estudantes da graduação em Engenharia Mecânica iniciarão a montagem das estruturas com um grande desafio pela frente: o de superar o recorde de 252kg suportados pela ponta vencedora na edição de 2019, disputada por estudantes do Curso Técnico Concomitante em Mecânica.

A previsão é que a construção das pontes seja concluída até esta segunda-feira (23/09), sendo que a grande final acontecerá durante a 11ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna, quando as pontes serão submetidas a um teste de resistência. Esta é a quarta edição do concurso, que volta após cinco anos.

Tradicionalmente realizada com estudantes do Curso Técnico em Mecânica, essa será a primeira edição protagonizada pelos estudantes do novo curso de Engenharia Mecânica, como parte das atividades de curricularização da extensão da disciplina de Estática do 3º período, ministrada pelo professor e diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro.

Teste será baseado em peso

Segundo o professor, o principal critério de classificação para as pontes, após os testes de carga, é a eficiência estrutural. Vencerá a competição a ponte que obtiver a melhor relação entre o seu próprio peso e a carga suportada, obrigando as equipes a idealizarem projetos compactos, resistentes e econômicos.

“Retornamos com nossa competição de pontes, em mais uma edição da Semana Acadêmica, num ano especial de celebração dos 15 anos do Campus Itaperuna. Das habilidades esperadas de trabalharmos com os alunos estão, a capacidade de trabalho em equipe, uso racional e eficiente dos insumos de produção das pontes, introdução a concepção de projetos e aplicação de conceitos teóricos de análise estrutural”, explica.

Ainda de acordo com Filipe Ribeiro de Castro, a proposta de atividades diferenciadas como o Concurso de Pontes Treliçadas de Palito é de envolvimento amplo da comunidade discente, sem deixar de ter um olhar especial para os alunos do 1º período da Engenharia, assim como para os estudantes do 1º ano do novo Curso Técnico Integrado de Mecânica.

A graduação em Engenharia Mecânica, assim como o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Mecânica, do Campus Itaperuna, estão com vagas disponíveis para ingresso no Processo Seletivo e Vestibular 2025 do IFF. Mais informações podem ser obtidas em http://s.iff.edu.br/AsJ4gd