CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Pesquisa e Extensão

Congresso no IFF Itaperuna terá início na quarta, dia 3, com palestras e apresentação de trabalhos

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/10/2021 18h09, última modificação 10/11/2021 23h31
A 5ª edição do Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf) será realizada pela internet e está com inscrições abertas pelo site https://eventos.iff.edu.br/vconinf.
Coninf

O 5º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, terá início na próxima quarta-feira, dia 3 de novembro, com uma série de palestras e apresentações de trabalhos abertas ao público. Ainda é possível fazer a inscrição para as atividades. Para isso, basta acessar o site https://eventos.iff.edu.br/vconinf, onde também está disponível a programação completa do evento.

Este ano, o congresso acontecerá integralmente em formato online, com atividades transmitidas pelo IFFTube Campus Itaperuna (www.youtube.com/IFFTubeCampusItaperuna), o canal oficial do campus no Youtube, e pelo Google Meet.

A programação — que será realizada entre 3 e 5 de novembro — inclui as palestras "Include Meninas: Tecnologia da Informação também é coisa de menina!", "Reinvenção em debate: a ciência e tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças" e "Da bancada do laboratório para a prateleira do Mercado - Como a pesquisa tecnológica vira startup!" e o minicurso "Conhecendo o Portal de Periódicos CAPES: pontos de acesso e estratégias de busca".

O 5º Coninf também abriga em sua programação a Jornada da Língua Portuguesa e Literatura, evento organizado pela Academia de Letras do IFF Itaperuna e que acontecerá de forma paralela ao congresso. Na jornada, está programada a palestra "O conceito de literacia e o ensino de Língua Portuguesa" e a mesa-redonda "A literatura ao nosso redor: nossas vivências cotidianas transfiguradas literariamente".

Para fazer a inscrição nas atividades do congresso e da jornada, é preciso primeiro efetuar o cadastro no site https://eventos.iff.edu.br/vconinf. Em seguida, acessar a "Programação" e clicar no botão "Participar" de cada uma das atividades de interesse. É muito importante ter atenção ao e-mail cadastrado na inscrição, pois é para esse endereço que serão enviadas mensagens importantes do evento, como confirmação de participação, link de acesso e certificado.

Além de palestras, minicurso e mesa-redonda, a programação do 5º Coninf também inclui exibição de videopôsteres e sessões de comunicação oral. Mas, para essas atividades, não é preciso fazer inscrição previamente.

O tema deste ano do Coninf é “Reinvenção em debate: a ciência e a tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças”. O evento tem inscrições gratuitas e busca abrir espaço para a divulgação de trabalhos desenvolvidos em instituições de ensino da região. Haverá premiação com bolsas do CNPq para os autores das melhores pesquisas apresentadas durante o congresso.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.