CAMPUS ITAPERUNA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaperuna > Notícias > Conselho de Campus do IFF Itaperuna aprova plano para retorno gradual das aulas presenciais

Notícias

Conselho de Campus do IFF Itaperuna aprova plano para retorno gradual das aulas presenciais

APP

Os documentos seguem agora para o Conselho Superior do IFF e, caso aprovados em reunião no próximo dia 11, o campus poderá iniciar o retorno de aulas e demais atividades acadêmicas presenciais.
por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/11/2021 22h52, última modificação 05/11/2021 22h52

O Conselho de Campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) Itaperuna aprovou, nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, o plano de retorno gradual seguro das atividades acadêmicas presenciais, com parecer favorável da Comissão Local de Biossegurança para acionamento da Fase 2. Atualmente, o IFF Itaperuna encontra-se na Fase 1, em que todas as atividades letivas ocorrem de forma não presencial.

Os documentos seguem agora para o Conselho Superior do IFF (Consup), com análise marcada para a próxima quinta-feira, 11 de novembro. Isso significa que, se houver a aprovação pelo Consup, o campus poderá iniciar o retorno gradual de aulas e demais atividades acadêmicas presenciais. Esse retorno, porém, será aos poucos. A prioridade estabelecida na Fase 2 é para atividades práticas em laboratório.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, estão previstas atividades presenciais para os seguintes estudantes:

  1. Turmas de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica (IIIA e IIIB) que cursarão os componentes curriculares Acionamentos e Proteção de Motores Elétricos e Instalações Elétricas Prediais II;
  2. Turma de 1º ano do Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial (Automação Industrial I) que cursará o componente curricular Instalações Elétricas Industriais;
  3. Turmas de 1º e 2º ano do Curso Técnico em Química, nas modalidades Concomitante e Integrado (Química Integrado I e II, Química Concomitante I e II), que cursarão os componentes Técnicas Básicas de Laboratório e Técnicas Básicas de Laboratório II;
  4. Turma do 6º período do Curso Superior de Licenciatura em Química que cursará o componente Física Geral III Experimental.
  5. Estudantes que durante o período das APNP receberam material impresso e necessitam ir ao campus utilizar o laboratório de informática para fins acadêmicos.
  6. Estudantes que participam dos seguintes projetos e que precisem ir ao campus para dar andamento em suas atividades (“Estratégias Sustentáveis na Síntese de Quinolinas”; “Potencial de produção de biogás a partir de resíduos agropecuários na região noroeste fluminense”; “Desenvolvimento de protótipo de digestor anaeróbico para o tratamento de resíduos da cafeicultura em pequenas propriedades rurais da região Noroeste Fluminense”; “Coordenação a metais como estratégia no planejamento de novos agentes antibacterianos”; “Otimização multivariada das variáveis da extração induzida por quebra de emulsão para posterior determinação da salinidade de petróleos brasileiros”; “Determinação de compostos nocivos à saúde em ambientes internos e externos da cidade de Itaperuna”; “Maleta de Ferramentas 4.0”; e “Desenvolvimento de painéis compósitos com resíduos de eucalipto e resina poliuretana à base de óleo de mamona”).



Comprovante de vacinação

Esse retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto obedecerá o Plano de Contingência Local — aprovado pelo Conselho de Campus nesta sexta-feira — e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual seguro.

Para o acesso às atividades presenciais será obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local contra a Covid-19, podendo ser: I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; II - o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto a participação nas atividades presenciais.

O estudante que não apresentar os documentos listados não poderá participar das atividades presenciais. É garantido ao estudante continuar matriculado nos componentes curriculares das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Reunião do Consup

A reunião do Conselho Superior do IFF para aprovação dos relatórios da fase 1 e início da fase 2 no Campus Itaperuna está marcada para a próxima quinta-feira, 11 de novembro, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube (https://www.youtube.com/ifftubeoficial), aberta para todos interessados em acompanhar a reunião.

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal Fluminense aprovou, em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, 29 de outubro, a Resolução n° 58/2021, que trata das Diretrizes para o retorno gradual e seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), combinadas com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e a finalização dos calendários acadêmicos 2020 e 2021, em concordância com as fases de implementação das atividades acadêmicas e administrativas do IFF.

As APP combinadas com as APNP deverão se articular com as diretrizes APNP 2021, a Instrução Normativa do Calendário Acadêmico e com o Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF, sendo de responsabilidade de cada campus, por meio das equipes pedagógicas, docentes, coordenador de curso e Diretoria de Ensino, com participação de representação estudantil, a reorganização das atividades curriculares, considerando as necessidades e especificidades de cada curso e as condições e possibilidades de participação dos estudantes.

 Todas as informações referentes ao retorno das atividades será divulgados nos canais oficiais comunicação do IFF.