CAMPUS ITAPERUNA

Comunidade debate Qualidade no Dia Q

por admin publicado 21/11/2013 13h08, última modificação 18/12/2017 13h18
Alunos, servidores e terceirizados do campus Itaperuna participaram do Dia Q, evento dedicado a discutir Qualidade. As atividades foram realizadas no dia 19 de novembro.

Orientados por Roberto Lanes, coordenador responsável por políticas voltadas para os estudantes, os discentes foram motivados a participarem de uma técnica de dinâmica de grupo, chamada brainstorming (tempestade de ideias).

Segundo Lanes, "a dinâmica proporcionou uma oportunidade a mais para os alunos, que puderam levantar pontos que acreditam serem fundamentais para que o campus alcance a qualidade que desejam. Já a equipe de gestão teve a oportunidade de rever suas ações e intensificar os esforços  rumo à busca da qualidade esperada por seus alunos", disse.

No turno da manhã, os servidores participaram de uma palestra com o coordenador Maycon Pires, responsável pela Gestão de Pessoas, setor que está sendo nomeado como "Coordenação de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação". Na ocasião, Maycon apresentou um manual com fluxogramas e descrições que documentam as principais rotinas de interesse dos servidores. O manual é fruto do trabalho da "Equipe Q", uma equipe de padronização e estudos na área de Qualidade atrelada às rotinas administrativas do campus.

Também tiveram a oportunidade de participar do evento, os colaboradores terceirizados que assistiram a uma palestra motivacional com o médico do campus, dr. Rodrigo Aires de Morais. Para o médico, "Qualidade é um conceito amplo que engloba qualidade de vida, e qualidade de vida é indissociável de saúde. Parar para falar de Qualidade é importante para a comunidade escolar".

O campus também recebeu a visita do professor da UENF André Luis Policani Freitas que possui diversos trabalhos acadêmicos na área de Qualidade e está participando de um projeto piloto para inclusão da qualidade nos setores administrativos em parceria com o IFF. Outra atividade realizada foi a apresentação dos resultados da Avaliação Institucional do campus, em 2012, feita por Simone Vasconcelos da Diretoria de Avaliação Institucional da Reitoria.

Após a realização do evento, o próximo passo é elaborar um plano de ação na busca das melhorias dos serviços prestados pelo campus.

(Publicada em 21/11/2013)