CAMPUS ITAPERUNA

IFFluminense é destaque no ranking do Enem

por admin publicado 23/12/2014 17h55, última modificação 18/12/2017 13h22
Campus Itaperuna, no Noroeste Fluminense, obteve a maior média nas notas das provas objetivas e de redação entre todas as escolas públicas do interior do estado do Rio.

O resultado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, divulgado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), trouxe boas notícias para o IFFluminense. O campus Itaperuna obteve as maiores médias de notas, tanto nas provas objetivas quanto nas redações, entre todas as escolas públicas do interior do Rio. O campus Cabo Frio também se destacou, obtendo o segundo lugar no ranking das provas objetivas, entre as instituições públicas do interior fluminense.

"Somos uma instituição de educação, ciência e tecnologia, e nossos alunos, em sua maioria, desde o 1º ano, nutrem em si o desejo de dar prosseguimento à vida acadêmica quando terminarem os cursos que oferecemos. O resultado obtido no Enem, sem dúvida, nos prova que estamos na direção certa. Acreditamos, portanto, que estamos contribuindo para mudar a história do Noroeste Fluminense", ressaltou a diretora de ensino do IFFluminense Itaperuna, Fabiana Carvalho.

Além de se destacar no interior do estado, o campus Itaperuna conquistou ainda o primeiro lugar na média de notas de redação entre todos os campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do país. No ranking nacional das médias de redação, o IFF Itaperuna ficou na posição de número 236 entre as 14.715 escolas públicas e particulares brasileiras que participaram do exame.

Segundo o Inep, a correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

"Para nós, o sucesso no Enem é fruto de um trabalho coletivo, que agrega alunos e professores. Além do empenho dos nossos alunos, acredito que o trabalho feito pelos professores, dentro e fora de sala de aula, também contribuiu muito para os resultados. Um exemplo é a motivação para que os alunos participem das Olimpíadas de Conhecimento", explicou a diretora geral do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto.

Na média de notas das provas objetivas entre as escolas públicas do interior do Rio, além de Itaperuna na primeira posição, o IFF Cabo Frio se destacou no segundo lugar do ranking. Das 14.715 escolas públicas e particulares que participaram do Enem, Itaperuna ficou na posição de número 576, sendo a 13ª melhor média entre as 546 escolas públicas de todo o estado do Rio.

As provas do Enem 2013 foram aplicadas, nos dias 26 e 27 de outubro do ano passado, para 7,1 milhões de estudantes do ensino médio em todo o Brasil. Do IFFluminense Itaperuna, participaram do exame 36 alunos. Esta foi a primeira vez que o campus teve suas notas divulgadas no ranking do Enem.

(Publicada em 23/12/2014)