CAMPUS ITAPERUNA

Robótica Educacional

Crianças atendidas por projetos da prefeitura participam de atividade de extensão do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 25/05/2022 13h22, última modificação 25/05/2022 13h27
A visita ao CRAS do bairro Boa Fortuna teve o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelo IFF e contou com a participação do projeto de iniciação tecnológica 'Maleta de Ferramentas 4.0'.
Atividade do IFF Itaperuna no CRAS

Visita do IFF Itaperuna ao CRAS contou com oficina de robótica educacional

Parecia até uma grande brincadeira, mas a divertida tarde de um grupo de crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais da Prefeitura de Itaperuna foi também repleta de muita aprendizagem, numa atividade de extensão promovida pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna nesta terça-feira, 24 de maio. A visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Boa Fortuna teve o objetivo de apresentar os cursos e ações desenvolvidas pelo IFF e contou com a participação de integrantes do projeto de iniciação tecnológica "Maleta de Ferramentas 4.0", que levaram equipamentos de robótica para um exercício lúdico e colaborativo com os estudantes.

O diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, que também participou da visita, ressaltou a importância de o Instituto se fazer presente na comunidade externa, em especial indo até as crianças e aos projetos municipais de assistência social.

"Ações como essa são fundamentais no sentido de semear em nossa juventude o desejo e o sonho por uma formação de qualidade como a que o IFF oferece, além de mostrar que eles são capazes de estar conosco e que essa escola existe para eles. As crianças ficaram encantadas e se divertiram com as demonstrações das práticas de robótica e com as atividades desenvolvidas pelo projeto Maleta de Ferramentas 4.0. O próximo passo será planejar a ida das crianças assistidas pela Prefeitura para passarem um dia no IFF em uma recepção especial para elas", explicou o diretor-geral.

A apresentação do IFF aconteceu durante as atividades de crianças e adolescentes — com idade entre 6 e 14 anos — que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, tendo em suas rotinas atividades como capoeira, teatro, música, ballet e coral no contraturno da escola. Segundo a coordenadora do SCFV, Renata Brazil, o convite para a apresentação do IFF foi feito porque um dos temas que estão sendo trabalhados neste mês de maio é o mundo do trabalho e a profissionalização.

"Eu, particularmente, sou uma grade admiradora do IFF, da proposta que o Instituto oferece, tendo três fatores de altíssima relevância: qualidade, gratuidade e formação profissional. Eu espero muito que este tenha sido só o primeiro passo para essa aproximação que tanto quero que aconteça. Até porque, acredito muito que a Educação é ferramenta de libertação, autonomia, desenvolvimento e vários conceitos que trabalhamos no SCFV. A sementinha foi plantada com sucesso hoje! As crianças ficaram bem entusiasmadas com as criações da parte de robótica. Ficaram tão interessadas a ponto de, ao final, alguns me procuraram pedindo mais dos panfletos do IFF para levarem para casa e mostrar ao pais", contou Renata.

Iniciação Tecnológica

Segundo o coordenador do "Maleta de Ferramentas 4.0", o professor da área de Eletrotécnica do IFF Itaperuna, Marcos Rabelo, a animação das crianças foi contagiante durante a interação com os equipamentos.

"Explicamos a eles sobre as oportunidades que o IFF oferece, entre eles projetos como esse que envolvem uma aprendizagem mais lúdica, em que eles aprendem brincando. Deixamos que eles mexessem nos robozinhos, e as crianças ficaram doidas, muito empolgadas, interagindo bastante e fazendo um monte de perguntas", contou Marcos.

Para o estudante do bacharelado em Sistemas de Informação do IFF Itaperuna e bolsista do projeto, Gabriel Rodrigues, a visita foi uma oportunidade ímpar no sentido de conseguir levar para fora atividades que já vêm sendo desenvolvidas dentro do campus.

"Poder, de alguma maneira, estar ajudando a comunidade é muito gratificante, ainda mais levando para esse público um conhecimento crucial nos dias de hoje, mas de uma forma lúdica e divertida para eles. Usamos nessa ação um kit de robótica básica, com um carrinho que desvia de obstáculos por processo de ultrassom e uma garra que serve para a gente passar noções de sustentabilidade", contou o estudante.

O projeto de iniciação tecnológica "Maleta de Ferramentas 4.0" é desenvolvido no IFF Itaperuna desde 2021, a partir de recursos adquiridos por meio do edital de apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0, do Programa Novos Caminhos, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Atualmente, o projeto realiza, dentro do Campus Itaperuna, oficinas semanais com dois grupos de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Natividade (RJ), em que são trabalhados temas como robótica, pensamento computacional, modelagem 3D, empreendedorismo e gestão de projetos.