CAMPUS ITAPERUNA

Curso de Mapas Conceituais no campus Itaperuna

por admin publicado 12/04/2010 18h45, última modificação 18/12/2017 13h20
O curso de Mapas Conceituais foi ministrado pela professora Suzana Macedo, no campus Itaperuna. Docentes do IFF e das redes municipal e estadual participaram do curso.

No próximo mês de maio acontecerá no campus Itaperuna o curso de Mapas Conceituais e Videomaker, que será ministrado pela professora Suzana Macedo, doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. A ferramenta pode ser utilizada nas diversas áreas de ensino e aprendizagem escolar, auxiliando o professor a tornar claros conceitos difíceis, transferindo uma imagem geral e objetiva dos tópicos e suas relações para os estudantes, reforçando a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. O mapa conceitual permite a visualização dos conceitos-chave e resume suas inter-relações. Permite, também, entre outros aspectos, verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos.

Na última semana, o curso de Mapas Conceituais foi ministrado no campus Itaperuna e contou com a participação de professores do campus e das redes estadual e municipal de Educação.

De acordo com a professora Suzana “a utilização de ferramentas como os Mapas Conceituais implica numa melhor dinâmica no dia-a-dia da sala de aula, além de possibilitar aos alunos uma nova forma de apreender o que é realmente significativo no conteúdo estudado”.