CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

ESPECIALIZAÇÃO

Cursos de pós-graduação do IFF Itaperuna estão com inscrições abertas até domingo, 25/02

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/02/2024 15h10, última modificação 20/02/2024 11h10
Seleção é para os cursos de 'Educação em Direitos Humanos' e 'Docência no Século XXI - Educação e Tecnologias Digitais', que oferecem 30 vagas, cada.
Seleção para pós-graduação no IFF Itaperuna

As inscrições podem ser feitas pelo Portal de Inscrições do IFF

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna encerra no próximo domingo, 25 de fevereiro, o prazo de inscrição para os processos seletivos de ingresso em dois cursos de pós-graduação lato sensu: "Educação em Direitos Humanos" e "Docência no Século XXI - Educação e Tecnologias Digitais".

As seleções têm editais separados, e as inscrições podem ser feitas pelo site inscricoes.iff.edu.br.

Os cursos são gratuitos, no entanto, para participar de cada um dos processos seletivos é necessário pagar a respectiva taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00. Os candidatos que comprovarem que suas famílias integram o Bolsa Família e o Programa Alimenta Brasil, em conformidade com o que determina a Lei nº 14.284, poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, conforme orientações disponíveis nos editais de ambas as seleções.

Educação em Direitos Humanos

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos têm 30 vagas disponíveis para portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo o curso direcionado preferencialmente a profissionais da área educacional. O objetivo principal da formação é capacitar agentes promotores da cultura dos Direitos Humanos em processos educacionais, a partir da difusão e consolidação dos conteúdos e discussões sobre o tema, fomentando ações fortalecedoras da democracia e do respeito à dignidade humana.

O processo seletivo será constituído de duas etapas obrigatórias, sendo a primeira uma prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, com temas relacionados à bibliografia apresentada no edital. A Segunda Etapa será composta pela análise da documentação, com pontuação referente à formação e experiência profissional dos candidatos.

As aulas acontecerão no IFF Itaperuna, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h30. As disciplinas poderão ser oferecidas em outros dias da semana, assim como aulas, visitas e outras atividades do curso poderão ocorrer também aos sábados. A aula inaugural está prevista para ser ministrada em 25 de março.

Todos os detalhes, entre eles o link para acesso ao edital que deve ser lido, na íntegra, pelos candidatos antes da inscrição, estão disponíveis na Página de Acompanhamento do Processo Seletivo, no Portal de Seleções do IFF, AQUI

Docência no Século XXI - Educação e Tecnologias Digitais

Para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Século XXI - Educação e Tecnologias Digitais também são oferecidas 30 vagas a portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo o curso direcionado preferencialmente a profissionais da área educacional.

O objetivo da formação é construir competência técnico-científica para a docência no ensino superior e médio/técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade, além de possibilitar ao professor uma formação abrangente nas dimensões cultural, política, epistemológica, ética e estética, que o torne apto a desenvolver estratégias educativas democratizadoras de acesso ao conhecimento, numa perspectiva sócio-histórica.

A seleção também será feita por meio de duas etapas obrigatórias, sendo a primeira uma prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, com temas relacionados à bibliografia apresentada no edital, e a segunda etapa composta por análise curricular.

A aula inaugural está prevista para 26 de março, e as atividades da pós acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h30, com as disciplinas podendo ser oferecidas em outros dias da semana, assim como aulas, visitas e outras atividades do curso podendo ocorrer também aos sábados.

Todos os detalhes, entre eles o link para acesso ao edital que deve ser lido, na íntegra, pelos candidatos antes da inscrição, estão disponíveis na Página de Acompanhamento do Processo Seletivo, no Portal de Seleções do IFF, AQUI