CAMPUS ITAPERUNA

Debate sobre educação patrimonial e tecnologias digitais, no IFF Itaperuna, terá transmissão ao vivo

por admin publicado 03/10/2023 15h09, última modificação 26/10/2023 14h42
Mesa-redonda faz parte da programação da 10ª Semana Acadêmica e acontecerá nesta terça-feira, dia 3, a partir das 18h.
Sa2023 site

A programação da 10ª Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna segue nesta terça-feira (03/10) com uma atração inclusive para quem está à distância. A mesa-redonda "Educação Patrimonial e Tecnologias Digitais" acontecerá a partir das 18h, no cineteatro e transmissão ao vivo pelo IFFTube Campus Itaperuna, a página oficial do campus no Youtube.

O debate será mediado pelo diretor de Extensão do IFF Bruno de Castro Jardim, com participação de Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva e Luiz Cesar Ali Novaes Faria, professores do Campus Quissamã, e Fabrício Barros Gonçalves e Anderson de Souza Lima, professores do Campus Bom Jesus do Itabapoana. O público-alvo são estudantes e professores da área tecnológica, além de demais interessados na temática.

De acordo com o professor Rogerio Fernandes, organizador da mesa-redonda, a ideia é promover um debate mais aprofundado com professores que são diretamente envolvidos numa linha de trabalho interdisciplinar e intercampi que promove ações de educação patrimonial através de ferramentas tecnológicas como games, aplicativos e simuladores, por exemplo.

"Educação Patrimonial lida tanto com patrimônio histórico e cultural, quanto com patrimônio natural. O grande desafio é despertar a atenção das pessoas não apenas para a necessidade de se preservar, mas principalmente para reavivar as memórias coletivas e potencializar o sentimento de identidade, de pertencimento das pessoas aos respectivos territórios onde vivem. Já as tecnologias digitais, elas tem se mostrado fundamentais para se enfrentar esse desafio e superar obstáculos que inevitavelmente se apresentam para a educação patrimonial, principalmente o de tornar esse tipo de educação, que flerta obrigatoriamente com o passado, mais acessível para as novas gerações", ressalta o professor Rogerio.

O trabalho de educação patrimonial e tecnologias digitais que será usado como base nas discussões da mesa-redonda vem sendo desenvolvido no Campus Quissamã, por meio de projetos de extensão, desde 2012. Mais recentemente, em 2022, passou a ser uma espécie de instrumento integrador das ações de curricularização de extensão do curso de Engenharia de Computação do Campus Bom Jesus do Itabapoana. A ideia, explica o professor Rogerio, é divulgar essa linha de trabalho junto à comunidade do Campus Itaperuna e possibilitar uma troca de experiências de professores e alunos de territórios distintos da área de atuação do IFF.