CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

Direção do IFF e prefeito de Itaperuna têm reunião para tratar de infraestrutura e abertura de curso

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 08/12/2022 16h02, última modificação 08/12/2022 16h09
Encontro teve o objetivo de dialogar sobre a necessidade de melhorias na região onde fica o campus, além de acertar detalhes da celebração de acordo para abertura de um curso na área de Costura.
Direção do IFF em reunião com prefeito de Itaperuna

A reunião teve a presença do diretor-geral, Filipe Ribeiro; do prefeito Alfredão; e do diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara

O diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, e o diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara, se reuniram nesta quinta-feira, 8 de dezembro, com o prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques Rodrigues, o Alfredão. O encontro teve o objetivo de ampliar o diálogo sobre a necessidade de melhorias de infraestrutura na região onde fica localizado o campus, além de acertar os últimos detalhes da celebração do acordo de cooperação técnica para abertura de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), no distrito de Boa Ventura, que qualificará profissionais na área de Costura.

O curso de costureiro será ofertado gratuitamente e conta com apoio do Polo de Confecções de Boa Ventura, que cedeu para a Prefeitura de Itaperuna um laboratório com maquinário para as atividades práticas. A previsão é que o acordo seja celebrado nas próximas semanas, com o preenchimento das vagas e início das aulas no começo de 2023.

"Parte das aulas acontecerá no Campus Itaperuna, abordando temas como empreendedorismo, segurança do trabalho e projeto de vida, entre outros, enquanto as atividades práticas, no maquinário, acontecerão no Colégio Estadual Senador Sá Tinoco, em Boa Ventura. O Projeto Pedagógico do Curso já está aprovado, e a nossa previsão é dar início às aulas o quanto antes, para que os participantes possam conseguir essa certificação profissional ainda no primeiro semestre de 2023", explica Filipe Ribeiro.

Infraestrutura foi tema de conversa

A conversa entre os gestores também teve o objetivo de encontrar soluções para problemas de infraestrutura urbana enfrentados por alunos, servidores, funcionários terceirizados e visitantes, ao entrar e sair do campus, como alagamentos na rua de acesso à BR 356.

"Fizemos uma solicitação de intervenções de saneamento na entrada do campus, que é de fundamental importância. Aproveitamos ainda a oportunidade para convidar o prefeito Alfredão e o deputado federal eleito Murillo Gouvêa, que nos representará em Brasília a partir do ano que vem, para que eles venham visitar o campus, rever nossas instalações e o trabalho que é realizado pelo Instituto em nossa região. Também fizemos o convite para que eles participem da aula magna do novo Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna, que terá início agora em 2023 e é motivo de muito orgulho para todos nós", ressaltou o diretor.

Inaugurado em 2009, o IFF Itaperuna tem, atualmente, cerca de 1.200 estudantes matriculados em cursos técnicos nas modalidades Integrado, Concomitante, Subsequente e Proeja, em cursos superiores de Bacharelado e Licenciatura.