CAMPUS ITAPERUNA

Divulgado edital para a 4ª Semana Acadêmica

por admin publicado 22/07/2015 23h40, última modificação 18/12/2017 13h19
Evento será realizado em outubro, no campus Itaperuna, e terá minicursos, apresentação de trabalhos, salas temáticas, competições e atrações culturais.

A Direção de Pesquisa e Extensão do IFFluminense Itaperuna divulgou nesta quarta-feira (22/07) o EDITAL para a submissão de propostas de oficina, minicurso, sala temática, campeonato, banner, protótipo e comunicação oral para a 4ª Semana Acadêmica. O evento acontecerá entre os dias 11 e 14 de outubro, com o tema "Noroeste Fluminense: Histórias e Perspectivas".

As inscrições são abertas a servidores, alunos e ex-alunos do IFFluminense, assim como de outras instituições de ensino, além de profissionais liberais e funcionários de empresas privadas e públicas que desenvolvam trabalhos relacionados às áreas de ensino, pesquisa e extensão do instituto. De acordo com o cronograma do edital, os interessados terão de 27 de julho a 9 de agosto para submeterem suas propostas, mediante envio dos anexos disponíveis no edital para o e-mail academicaiffitaperuna@gmail.com.

Uma novidade desta edição é que as salas temáticas serão relacionadas às 13 cidades que formam a Região Noroeste Fluminense. Segundo Alcione Campos, professora do IFFluminense Itaperuna e membro da comissão organizadora do evento, os espaços montados pelos alunos poderão abordar questões econômicas, culturais, ambientais e históricas dos municípios, sob a perspectiva de diferentes disciplinas.

"É possível, por exemplo, fazer uma sala temática ligada à disciplina de Inglês, abordando a questão da exportação do café produzido em Varre-Sai. Ou usar conhecimentos de química para falar sobre questões ambientais dos rios da região. São muitas as possibilidades, o mais importante é usar a criatividade, pois a ideia é fomentar a discussão em torno do Noroeste Fluminense, contribuindo para o seu desenvolvimento e a valorização de seu patrimônio cultural", explica a professora.

De acordo com a diretora geral do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, a Semana Acadêmica é uma grande oportunidade de o IFFluminense abrir suas portas para a comunidade externa e divulgar o que é produzido por professores e alunos.

"A 4ª Semana Acadêmica vem aí, mais uma vez com o desafio de integrar todo o campus em uma série de atividades que envolvem, de fato, o ensino, a pesquisa e a extensão. É ainda um momento importante para atrairmos o interesse de futuros alunos para nossos cursos técnicos e de nível superior, ao mesmo tempo em que oferecemos atividades diferenciadas tanto para nossos estudantes e servidores, quanto para a comunidade", ressalta.

As propostas enviadas até 9 de agosto serão avaliadas por uma comissão. Segundo a coordenadora de Pesquisa do campus Itaperuna, Marlucia Junger Lumbreras, as expectativas para a edição deste ano são muito positivas.

"A Semana Acadêmica tem se superado a cada ano, tanto no envolvimento quanto na qualidade dos trabalhos apresentados. Esse é um evento fundamental para o campus e inédito na região", afirma Marlucia.

VEJA AQUI O EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS DA SEMANA ACADÊMICA

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.eud.br/redessociais

(Publicada em: 22/07/15 e atualizada em 02/10/2015)