CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Infraestrutura

DNIT apresenta projeto ao IFF Itaperuna para melhoria em trevo da BR 356, que dá acesso ao campus

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 17/06/2026 18h54, última modificação 17/06/2026 19h05
Movimento se dá logo após novas manifestações realizadas pela comunidade e representações feitas pelo IFF junto ao Ministério Público.
Dnit no IFF Itaperuna

Representantes do DNIT com o diretor-geral do IFF Itaperuna, em visita ao campus

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram nesta quarta-feira, 17 de junho, no Instituto Federal Fluminense (IFF) em Itaperuna para apresentar à gestão um projeto de melhoria na infraestrutura do trevo de acesso ao campus, na BR 356. 

A previsão é que as obras tenham início até setembro deste ano, de acordo com o superintendente regional do DNIT, Arnaldo Pinho Rodrigues, que esteve no campus nesta quarta-feira, acompanhado de Rogério Barreto, da supervisão do órgão, e de Ronaldo Mansur, que é ex-superintendente regional do departamento.

O movimento se dá logo após novas manifestações realizadas pela comunidade, na última sexta-feira, 12 de junho, motivadas por um grave acidente no local, que deixou uma vítima. A gestão do campus já havia feito solicitações formais ao órgão, além de representações junto ao Ministério Público Federal (MPF), desde 2022, alertando sobre os perigos gerados pelo acesso precário no local.

Solicitações à Prefeitura

Segundo o diretor-geral do Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, com esse projeto em mãos, o IFF fará também novas solicitações à Prefeitura para melhorias que excedem a competência do DNIT, como iluminação pública adequada no local e adequação dos abrigos usados pela comunidade como pontos de embarque e desembarque no transporte público. 

“O campus pode, agora, a partir dessa previsão de início de intervenções, também ampliar o diálogo com a Prefeitura de Itaperuna para que essas intervenções tão importantes para a segurança de toda a nossa comunidade estejam prontas o mais breve possível”, ressaltou Filipe. 

Parte do projeto apresentado pelo DNIT ao IFF Itaperuna

Imagem de parte do projeto apresentado pelo DNIT para o trevo

Representação junto ao MPF

Em março deste ano, a Direção-Geral do IFF Itaperuna havia protocolado junto ao MPF uma petição solicitando apoio para providências sobre problemas de infraestrutura urbana que vêm precarizando a segurança e o atendimento aos estudantes e servidores do campus.

Esse movimento se deu sete meses após uma primeira representação do IFF Itaperuna, também junto ao MPF, para análise e intervenção legal dos órgãos competentes sobre obras no trevo que dá acesso ao campus, na BR 356.

"Não é demais pedir uma operação segura dos ônibus, abrigo decente para os passageiros, sinalização de segurança e um trevo de acesso que proteja as pessoas. A negligência custa caro todos os dias e a gestão do Campus Itaperuna não vai deixar de cobrar por providências dos responsáveis", afirmou, na época, o diretor-geral.