CAMPUS ITAPERUNA

Educação Ambiental em HQ, no PROEJA

por admin publicado 26/08/2010 12h00, última modificação 18/12/2017 13h20
Alunos de Eletrotécnica do campus Itaperuna aprendem sobre o tema de forma versátil e criativa, em uma união da disciplina Arte-Educação e do Grupo de Estudos em Energia Alternativa.

Profissionais do campus Itaperuna desenvolveram uma maneira criativa de ensinar o tema “Energias Alternativas e Sustentabilidade” para os alunos do curso de Eletrotécnica do PROEJA. Através da disciplina de Arte-Educação eles utilizam a ferramenta de HQ (histórias em quadrinhos) para desenvolver o tema.

O professor Alberto de Souza conta que houve certa resistência no início pela preocupação dos alunos em não saber desenhar, mas que logo esse receio foi superado e o desafio se transformou em um elemento motivacional na sala, com aulas de desenho e estudo da linguagem das histórias em quadrinhos.

A proposta contou com a participação do professor Adriano Ferrarez, representando o Grupo de Estudos em Energia Alternativa e Tecnologia Social (GREATS), que ministrou uma palestra para a turma para introduzir o tema a ser abordado nas histórias.

“A partir daí foram diversas tarefas: pesquisa, roteiro, esboço, desenho, finalização à tinta, digitalização, colorização, letreiramento. Primeiramente foi feito um esboço em papel do que seria a história em quadrinhos, a seguir esse desenho foi finalizado à nanquim para, depois, ser digitalizado em scanner”, explica Alberto.

Para o professor, que é cartunista e formado em designer gráfico, pelo IF Fluminense, os resultados foram positivos. “Desde o processo de pesquisa até a etapa de elaboração das histórias em tiras de quadrinhos, houve uma apropriação espontânea, por parte dos alunos, dos conhecimentos necessários para o processo criativo de uma forma que só a arte pode fazê-lo”, diz.

O professor Adriano Ferrarez, que pretende repetir a experiência em novas oportunidades, comenta que “uma proposta interdisciplinar como essa é importante para que o PROEJA cumpra uma de suas missões qual seja integrar educação, ciência e cultura”.