CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Evento

Encontro de Química do IFF Itaperuna acontece em 18 de junho com mesa-redonda e palestras online

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 01/06/2020 16h58, última modificação 16/06/2020 17h27
Inscrições para a quinta edição do EQIFF já podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/eqiff.
EQIFF

A 5ª edição do Encontro de Química do IFF Itaperuna (EQIFF) já tem data para acontecer: 18 de junho! Mas, desta vez, o evento será um pouco diferente, devido à suspensão do calendário durante o período de combate à pandemia da Covid-19. Todas as atividades acontecerão online, por meio do plataforma de videoconferência. O público-alvo principal são alunos dos cursos técnicos e superiores em Química, mas as inscrições são abertas ao público em geral.

Os estudantes já podem se inscrever pelo site https://eventos.iff.edu.br/eqiff, escolhendo as atividades de interesse. Veja a programação:

9h30 às 11h30
Mesa-Redonda - O TCC em minha vida: relatos de experiências
Ex-alunos do IFFluminense Campus Itaperuna irão relatar suas experiências com a escrita do TCC do curso técnico e como isso impactou sua vida pós IFF
Ministrante: Jasmin, Igor, Janine, Vilgner, Noelle, Samuel e Hellen
Sala: https://youtu.be/8g6ZgpRdR1I

15h às 17h
Palestra 1: Profissão Docente
A palestrante é professora de Físico-Química na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e coordenadora do curso de Licenciatura em Química. É licenciada em Química pela UEMG e doutora em Química pela Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF). Atua nas áreas de Educação em Química, Química ambiental, com foco na área de remoção de poluentes químicos por processos de adsorção e desenvolvimento de biossensores.
Ministrante: Débora Guimarães de Oliveira - UEMG
Sala: https://youtu.be/3pudsGGCank

18h às 20h
Palestra 2 - Reposicionamento de fármacos na busca por tratamentos para Covid-19
O palestrante é professor de Química Orgânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduado em Farmácia e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de síntese e avaliação farmacológica de novos compostos bioativos. O professor mantém ainda o canal Moléculas do Spotify sobre a Química envolvendo temas atuais.
Ministrante: Cedric Stephan Graebin
Sala: https://youtu.be/5u4JqiuWFb4

20h às 22h
Palestra 3: A Química como agente transformador desde a fase acadêmica até a carreira profissional
A palestrante é professora de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo de Análises Forenses. Fez a graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ministrante: Gabriela Vanini Costa - UFRJ
Sala: https://youtu.be/csX_A-cObI4