CAMPUS ITAPERUNA

Equipe da Diretoria de Administração do IFF Itaperuna participa de capacitação sobre compras públicas

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/07/2024 21h08, última modificação 08/07/2024 12h39
Objetivo foi aprimorar processos internos de aquisição de materiais e serviços, gestão de contratos e demais etapas de planejamento em conformidade com a Lei Nº 14.133.
Equipe de Administração do IFF Itaperuna

O 2º Congresso Regional de Compras Públicas aconteceu nos dias 2 e 3 de julho, em Juiz de Fora.

A preparação para os desafios enfrentados na elaboração e execução de processos de compras e licitações públicas foi tema de um congresso com a participação da equipe da Diretoria de Administração e Infraestrutura do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, na última quarta-feira, 3 de julho, em Juiz de Fora (MG).

De acordo com o diretor de Administração do campus, Leandro Arêas, proporcionar essa capacitação aos servidores foi de fundamental importância para que os processos internos de aquisição de materiais e serviços, gestão de contratos e todas as demais etapas de planejamento estejam cada vez mais qualificadas e em conformidade com a Lei Nº 14.133, que trata das normas gerais de licitação e contratação para a Administração Pública.

"O aperfeiçoamento dos processos por meio da qualificação dos servidores é um elemento vital na promoção da transparência, segurança jurídica e o cuidado com uso do recurso público", ressalta Leandro Arêas.

O diretor lembra ainda que a manutenção das operações do Restaurante Estudantil do campus, num modelo de autogestão, exige que a equipe esteja em constante atualização.

"Com a autogestão de nosso restaurante estudantil, a demanda de licitações de alimentação aumentaram consideravelmente. Sendo assim, ter uma equipe engajada e apta a assumir tamanha responsabilidade é garantir um atendimento melhor de alimentação para nossos alunos", destaca.

O 2º Congresso Regional de Compras Públicas aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, em Juiz de Fora. O grupo enviado pelo IFF Itaperuna contou com o diretor Leandro Arêas, além dos coordenadores Adriano Baita Alves, Alan Monteiro Viana e Fernando Ferreira Pinheiro, além da servidora Sylvia da Costa Gentil.

A equipe participou de palestras sobre temas como "Experiências Municipais sobre a Nova Lei de Licitações", "Os Desafios das Contratações Diretas", "Agricultura Familiar", "Compras Consorciadas", "Planejamento de Obras Públicas, segunda a 14.133" e "Terceirização na Lei 14.133/2021", além de um bate-papo sobre casos de sucesso na gestão pública.