CAMPUS ITAPERUNA

Salto 2019

Equipe Game of Cones é a vencedora da 2ª Feira de Negócios do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/12/2019 12h55, última modificação 04/12/2019 12h59
Atividade organizada pelo Curso Técnico em Administração envolveu alunos na criação e implantação de pequenos negócios durante o 6º Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidades.
Feira de Negócios do IFF Itaperuna

A equipe vencedora comercializou cones recheados durante o evento

A equipe Game of Cones foi a grande vencedora da 2ª Feira de Negócios do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, evento organizado pela Coordenação do Curso Técnico em Administração, como parte da programação do 6º Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidades (Salto), que aconteceu em novembro. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (04/12), após os professores contabilizarem a pontuação das equipes em quesitos como empreendedorismo, processos organizacionais, resultado gerado (lucro x prejuízo), gestão de pessoas, marketing, vendas e contabilidade geral.

Formada pelos alunos Antonny Wiliam de Oliveira Barbosa, Herbert Caio Leonardo, Juliana Morandi Cardoso, Kermylim Zini de Azevedo, Roberta Rosa Corrêa e Lucas Martins Silva, que atuou como gerente do projeto, a equipe investiu na venda de cones recheados como diferencial da concorrência, durante a feira.

"Foi um grande aprendizado para todos nós e uma experiência muito interessante, porque conseguimos trabalhar, na prática, diferentes áreas da administração, tendo uma ideia de como é o dia a dia de funcionamento de um pequeno negócio. Antes de definir o produto que iríamos trabalhar, pesquisamos o que poderia gerar um impacto no público, considerando que era apenas um dia de feira, e optamos por algo que fugiria do tradicional. A partir da definição dos cones recheados, iniciamos toda uma campanha de divulgação, trabalhamos as questões logísticas e investimos nas estratégias de venda. A equipe ficou muito contente com o resultado", contou Lucas, que é aluno do último ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e pretende seguir na área, ingressando na faculdade de Administração ou Engenharia de Produção, em 2020.

A 2ª Feira de Negócios aconteceu no Campus Itaperuna, em 13 de setembro, com a presença de dez barracas, sendo que as equipes era obrigatoriamente formada por seis integrantes, incluindo pelo menos um aluno de cada uma das três séries do Curso Técnico em Administração. Os pequenos negócios foram avaliados por professores, nos quesitos técnicos, e também pelos consumidores, que responderam questionários de satisfação.

Durante o projeto, os alunos tiveram liberdade para formarem suas equipes — ou sociedades —, escolher o produto a ser comercializado e as estratégias de marketing a serem adotadas, além de trabalharem em questões como definição de preço, estoque, logística, processos de produção, atendimento e venda. Além dos cones recheados, foram montados negócios para a comercialização de sorvete (Geloucos), doces (La Confiteria), cachorro-quente (Oh My Dog!), batata-frita (Pop's Batatas), hamburger (Perninhas Lanches), sacolé (Sacolés Gourmet), churrasquinho (Bora lá Churrasquinho), milk shake (Pop's Shake) e empada (Projeto Empadas).

"O resultado foi muito positivo. Notamos, inclusive, avanços em relação a edição do ano passado e já projetamos melhorias para o ano que vem, com planos de integrar os outros cursos integrados do campus na realização da feira. Hoje, a vemos como uma ação diferenciada para a formação profissional dos alunos e também como um importante método de avaliação não-tradicional, que é feito de forma transversal com várias disciplinas trabalhadas ao longo do curso", ressalta o coordenador do Curso Técnico em Administração do IFF Itaperuna, Raphael Veloso.

A equipe Game of Cones ficou na primeira posição, com 96 pontos, seguida pelos projetos Oh My Dog! (86,6 pontos) e Geloucos (80 pontos). Este ano, o Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidades (Salto) acontecem dentro do 4º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), de forma conjunta com o 5º Novembro Negro e a 1ª Mostra de Arte e Cultura do IFF Itaperuna, entre os dias 11 e 14 de novembro.