CAMPUS ITAPERUNA

Equipe Q participa de palestra no BPMDay

por Ascom Itaperuna publicado 04/06/2014 00h00, última modificação 08/12/2015 20h24
Servidores apresentaram resultados do trabalho direcionado à padronização das rotinas administrativas

Um grupo de servidores do campus Itaperuna participou na última sexta-feira, 30, do BPM Day, evento que debateu as boas práticas na área de gestão de processos em organizações públicas e privadas. O evento ocorreu no campus Campos-Centro sob a coordenação do professor Eduardo Freire.

A diretora-geral Michelle Maria Freitas Neto e os servidores técnico-administrativos Roberto da Silva Lanes Filho, Kíssila da Conceição Ribeiro e Renata Riscado Cardoso apresentaram o trabalho “Equipe Q:Gestão de Processos e Pessoas para a Melhoria Contínua”, que relata a experiência que vem sendo aplicada no campus Itaperuna há um ano de padronização das rotinas administrativas por meio de uma Equipe de Qualidade, chamada “Equipe Q”.

Para Roberto Lanes, a participação no evento "foi uma ótima oportunidade de aprender mais através das palestras e ver exemplos de aplicação de desenhos de processos em grande empresas, como foi o caso da apresentação da Petrobrás, onde foi possível ver que estamos no caminho certo. Além, é claro, de apresentar o que a Equipe Q vem desenvolvendo no IFF Itaperuna, destacando a importância da utilização dessas ferramentas para nossa instituição."
Renata Riscado, destacou a troca de experiências que o evento proporcionou. “Foi muito bom poder ouvir experiências de varias áreas e perceber que outras instituições também enfrentam dificuldades na busca por uma maior qualidade nos serviços ofertados e que estamos no caminho certo, ainda que a passos pequenos", comenta.

Para Kíssila Ribeiro, a troca de experiências também foi fundamental para avaliar como a experiência implantada pela “Equipe Q” está contribuindo para o desenvolvimento do campus. “Assistir as palestras com os representantes das grandes empresas que utilizam práticas de Gerenciamento de Processos de Negócio motivou e identificamos que estamos no caminho certo para o avanço desta Instituição. Apesar de sermos uma Instituição pública de ensino, podemos desenvolver,  transformar e inovar na região. O desafio é grande, mas a busca pela Excelência é fundamental e necessária, pois traduz em ensino de qualidade, maior produtividade, eficiência e eficácia, menor desperdício, menos erros, e agrega valor para os alunos, servidores e comunidade”, avalia.

A “Equipe Q” documentou por meio de fluxogramas as rotinas representativas das atividades de gestão de pessoas. Os próximos passos são documentar as rotinas de pedidos dos alunos com o Registro Acadêmico e o setor de administração. O objetivo do trabalho é melhorar as rotinas de trabalho, manter a transparência e proporcionar melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo campus.

IFF nas redes:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado originalmente em 4 de junho de 2014)