CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Infraestrutura

Estação de abastecimento e tratamento de água entra em operação no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 30/06/2022 16h35, última modificação 30/06/2022 16h35
O sistema é todo informatizado e conta com uma central de tratamento e um sistema de pressurização para encaminhar a água tratada para todos os sete blocos.
Estação de tratamento de água

A estação conta com diversos módulos no campus

Após quatro meses de obras, a estação de abastecimento e tratamento de água do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna entrou em sua primeira fase de operações, fazendo o fornecimento necessário para suprir principalmente demandas do Restaurante Estudantil, de laboratórios de ensino e da piscina. O novo sistema passa, atualmente, por um período de ajuste fino e adequações para, futuramente, poder abastecer também bebedouros que serão instalados no campus, substituindo os galões de água mineral.

O sistema conta com uma central de tratamento e um sistema de pressurização para encaminhar a água tratada para todos os sete blocos. Orçada em R$ 318 mil e realizada com recursos próprios do IFF Itaperuna, a obra incluiu ainda a troca de todo o sistema de bombeamento e filtragem da piscina, além da construção de duas casas para as novas bomba compradas para os poços artesianos, sendo um no Parque Acadêmico Industrial e o outro na área do Restaurante Estudantil.

A estação, lembra o diretor de Administração e Infraestrutura do IFF Itaperuna, Leandro Arêas Mendes, era uma demanda antiga, já que a água usada no campus é proveniente de poços e exige tratamento diferenciado para os equipamentos de laboratórios e para o consumo humano.

"Houve uma ampla reforma e modernização de todo o nosso sistema, que agora conta com equipamentos novos e muito eficientes, automatizados, com controle via software. Substituímos o antigo castelo d'água, que estava deteriorado, por novas caixas que têm um sistema de distribuição pressurizado de água para todos os blocos, além de uma série de mecanismos com a finalidade de gerar economia para o campus, como hidrômetros em diferentes pontos que facilitam a identificação de vazamentos", explica o diretor.

Em março, durante as obras, o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro, ressaltou que entre as vantagens do novo sistema está a possibilidade de oferecer água de melhor qualidade para todos os setores, objetivando a melhor conservação dos equipamentos de laboratório, da estrutura sanitária, menos gastos com tratamento de água para piscina e ainda a consolidação da instalação de equipamentos do Restaurante Estudantil.

"Nossa estação de tratamento oferecerá água em condições de potabilidade que possibilitará também o planejamento para a aquisição de filtros e oferta para o consumo humano, trazendo grande economia com relação aos gastos com a aquisição de água mineral pelo campus", comentou o diretor na época.