CAMPUS ITAPERUNA

Estudante-atleta do IFF Itaperuna conquista medalha de ouro nos Jogos das Instituições Federais

por admin publicado 29/08/2023 13h56, última modificação 26/10/2023 14h49
Gabriel Basílio foi campeão na modalidade de lançamento de disco, que faz parte das provas de atletismo, representando o IFF na competição que acontece até 1º de setembro, no Espírito Santo.
E4359843 a17c 4f04 85f9 543db7f3d3c9

Um feito inédito para o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna: o estudante do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica Gabriel Basílio conquistou na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, medalha de ouro nos Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste, que está acontecendo em Guarapari, no Espirito Santo. A vitória foi na modalidade de lançamento de disco, que faz parte das provas de atletismo,

Esta é a primeira vez que o campus tem representantes de atletismo na seleção do Instituto que participa da competição. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 1º de setembro, reunindo 1.500 participantes, é classificatório para os Jogos Nacionais, o evento esportivo mais importante da Rede Federal e que acontecerá em novembro, em Fortaleza (CE).

"Eu cheguei aos Jogos com essa esperança de levar uma medalha para o IFF Itaperuna, e vim muito focado para a disputa, querendo ganhar de qualquer jeito, por ser a minha principal prova. É uma alegria que não tenho nem como medir", contou o campeão, logo após conquistar o primeiro lugar na modalidade de lançamento de disco, com a marca de 33,70 metros de distância.

Gabriel ainda participará das provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, no JIF. Para o professor de Educação Física do IFF Itaperuna Rodrigo Martins, o estudante tem grande potencial, inclusive para conquistar outros títulos na competição.

"O Gabriel é um grande orgulho para todos nós do IFF, especialmente para o Campus Itaperuna. Além de um grande atleta, é uma pessoa super gente boa, humilde e alto astral. Vamos em busca de mais conquistas", destacou o professor.

O título de campeão dos Jogos das Instituições Federais - Etapa Sudeste se soma a uma coleção de medalhas conquistadas pelo estudante nos últimos anos. Em junho, por exemplo, Gabriel, que treina na Associação de Atletas Corredores de Natividade (AACN), com Popo Santos, ganhou o bronze no 28º Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18, realizado em Vitória (ES).

IFF Itaperuna tem representantes também na natação e futsal

A esperança de mais medalhas para o campus no JIF vai além do atletismo. Este ano, o IFF Itaperuna tem estudantes-atletas disputando medalhas também na natação e no futsal feminino.

Ouro no JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF, a equipe de futsal feminino de Itaperuna chega ao JIF com as alunas Ester Rodrigues, Maristher Braga, Camilly Vitória, Luna Rodrigues, Maria Vitória, Fabiana Terra e Ana Luiza Corrêa em busca do título inédito para o campus.

Na natação, os convocados são os também campeões do JINIFF 2023 Arthur Canazarro, que disputará as provas de 50m livre, 4x50m livre e 4x50m medley, e Hortência Mendonça, confirmada nos 50m livre, 4x50m livre, 100m livre e 4x50m medley.

A seleção do IFF na Seletiva Regional deste ano traz 149 estudantes-atletas de diversos campi, além de 13 servidores compondo a comissão técnica, para participar das 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os Jogos são sediados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com as disputas sendo realizadas em sua maioria no Sesc Guarapari.