CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Premiação

Estudantes de Engenharia Mecânica do IFF Itaperuna conquistam 2º lugar em categoria e 4º lugar geral em desafio nacional

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 28/08/2026 18h46, última modificação 28/08/2026 18h48
Desempenho de destaque marcou a estreia do Instituto na competição nacional, que reuniu equipes de universidades de todo o país.
IFF Itaperuna em desafio da Engenharia Mecânica

Estudantes participaram de desafio em São Paulo

Uma estreia para comemorar: em sua primeira participação no Desafio Acadêmico da SAMPE Brasil, uma equipe de estudantes do Curso Superior de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna garantiu lugar de destaque entre instituições de ensino superior de todo o país. 

Formado por Maristher de Oliveira, Filipe Couto, Danilo de Aquino, Edimilson Germano e Ivan Tavares, o time de Itaperuna conquistou o 2º lugar na categoria de fibra natural, o 4º lugar na categoria de fibra de vidro e terminou a competição na 4ª colocação geral. Foram dez instituições participantes, sendo o IFF o único Instituto Federal presente na competição. As demais equipes eram formadas por estudantes de universidades.

Realizado de 25 a 27 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo, o desafio integrou a programação da FEIPLAR & FEIPUR 2026, que chegou à sua 13ª edição reunindo a Feira e o Congresso Internacionais de Materiais Avançados, com programação dedicada a áreas como compósitos, poliuretano, plásticos de engenharia, elastômeros e nanotecnologia.

Desafio colocou conhecimento em prática

Promovido pela SAMPE Brasil, o Desafio Acadêmico é voltado para estudantes das áreas de tecnologia de materiais e engenharia. A competição estimula os participantes a desenvolverem, na prática, projetos utilizando materiais compósitos avançados, colocando à prova conhecimentos técnicos, capacidade de planejamento e trabalho em equipe.

Nesta edição, foram disponibilizadas três categorias: fibra de carbono, fibra de vidro e fibra natural. Por ser a primeira participação do IFF no evento, a equipe optou por competir em duas delas: fibra de vidro e fibra natural.

E foi justamente na categoria de fibra natural que veio um dos grandes destaques da participação. Mesmo sem experiência anterior com esse tipo de material, os estudantes alcançaram o 2º lugar.

Dedicação fez a diferença

Para a coordenadora do projeto, a professora do IFF Itaperuna Hiasmim Rohem, o resultado foi especialmente significativo diante das condições de preparação da equipe. 

Segundo a professora, o grupo precisou lidar com um cronograma apertado e com um desafio técnico que exigiu bastante empenho.

“Fiquei muito satisfeita com o resultado surpreendente dos alunos, especialmente na categoria C, de fibra natural, que é um material com o qual nunca tínhamos trabalhado antes. Já havia um tempo que havíamos sido contemplados com um edital da Faperj para apoiar equipes de competição, mas a competição não ocorria desde 2024”, destacou.

Entre os principais desafios estava a construção de vigas em perfil I, que precisavam apresentar uma combinação de resistência e baixo peso, características que exigiram dos estudantes a aplicação prática de conhecimentos de engenharia, materiais e processos de fabricação.

“Apesar do desafio de construir vigas em perfil I, resistentes e leves, os alunos se empenharam e trabalharam bastante, o que contribuiu para esse ótimo desempenho na nossa primeira participação no Desafio Acadêmico da SAMPE”, completou a professora.