CAMPUS ITAPERUNA

Estudantes do IFF Itaperuna fazem lançamentos dentro da Mostra Brasileira de Foguetes

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/05/2022 13h59, última modificação 19/05/2022 19h36
Foguetes construídos com garrafas PET foram lançados no campus nesta quarta-feira, durante a etapa local da competição. Na sexta, será aplicada a prova para os inscritos na Olimpíada de Astronomia.
Mostra de Foguetes no IFF Itaperuna

Mostra de Foguetes no IFF Itaperuna, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 18

O Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte), projeto desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna promoveu na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, a etapa local da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022. A competição consiste na construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, a partir de uma base de lançamento, e que tem como combustível, geralmente, água e ar comprimido.

De acordo com o coordenador do Clube de Astronomia e professor de Física do IFF Itaperuna, Adriano Ferrarez, o desafio dos participantes é montar os foguetes e fazer o lançamento o mais distante possível.

"A competição exige conhecimentos interdisciplinares, trabalho em equipe e contribui para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e socioemocional dos alunos participantes”, ressalta o professor.

O IFF Itaperuna tem quatro equipes na disputa da Mostra Brasileira de Foguetes deste ano: AgroBoy, Caminhão Pipa, Hale-Boop e Star Ship.

Segundo Pilar Hygino, bolsista do Projeto Caronte e estudante do Curso de Licenciatura em Química, os preparativos para a próxima competição já começaram:

"Para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2023, o Projeto Caronte fará uma ampla divulgação e realizaremos oficinas preparatórias durante todo o ano para a prova da OBA e também para a Mostra de Foguetes”, afirma.

A prova da OBA será aplicada para os alunos inscritos do IFF Itaperuna nesta sexta-feira, 20 de maio, às 15h30, no Auditório do Parque Acadêmico Industrial.