CAMPUS ITAPERUNA

Estudantes do IFF Itaperuna passam a ter acesso liberado a Wi-Fi do campus

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 15/12/2022 18h12, última modificação 15/12/2022 18h46
A liberação do uso está sendo feita pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação, ainda em caráter experimental, a partir de melhorias na estrutura técnica.
Acesso gratuito à internet pelos alunos do IFF Itaperuna

O acesso pode ser feito pelos alunos em diversos pontos do campus. Crédito da imagem: Freepik

Reivindicação antiga dos estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a disponibilidade de Wi-Fi para acesso gratuito à internet agora é realidade em diversos pontos do campus. A liberação do uso está sendo feita pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do IFF Itaperuna, ainda em caráter experimental, a partir de melhorias na estrutura técnica.

Para usar o Wi-Fi, os estudantes precisam ter um IdIFF, que é a Identificação Unificada concedida a servidores e estudantes para criação, por exemplo, da conta de e-mail institucional pelo Gsuite. O passo a passo para obter um IdIFF está disponível AQUI

Há também alguns tutoriais com o passo a passo sobre como fazer o acesso às redes "WIFF" e "Acadêmica", dependendo do sistema operacional usado (Windows, Android ou iOS). Os manuais estão disponíveis AQUI

Segundo o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, esse é um primeiro passo para a melhoria do acesso dos estudantes à internet. Mas a ideia é, em breve, conseguir melhorar a qualidade dessa oferta via Wi-Fi.

"Em tempos em que se discute a transição digital e a preparação para o novo mundo do trabalho, é fundamental que, no mínimo, nossos alunos possam acessar a internet para suas pesquisas, leituras, comunicação e, até mesmo, entretenimento", ressalta o diretor-geral.

Por enquanto, os estudantes poderão encontrar alguma instabilidade na rede, especialmente em horários de maior uso do Wi-Fi e em partes mais afastadas do campus.

"Neste primeiro momento, estamos avançando com o acesso a partir de um conjunto de esforços da nossa equipe de Tecnologia da Informação (TI). O próximo passo será o planejamento para investimento na infraestrutura tecnológica do campus para melhorar e ampliar a qualidade do acesso para toda comunidade", explica Filipe Ribeiro de Castro.