CAMPUS ITAPERUNA

Estudantes premiados na Olimpíada em História

por Ascom Itaperuna publicado 29/10/2012 23h00, última modificação 08/12/2015 17h31
Duas equipes de Itaperuna chegaram à final da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A equipe de estudantes do campus Itaperuna “O império contra-ataca”  chegou pela terceira vez à final da Olimpíada em História. Composta pelos alunos Altobelly Miranda, Rodrigo Oliveira e Thaiz Freitas, a equipe foi premiada com a medalha de bronze em três edições: 2009, 2011 e, agora, em 2012. Além disso, ficou em 1º lugar em todo o estado do Rio, nas edições de 2011 e 2012, segundo a professora orientadora Luciana Costa.

A cerimônia de encerramento e premiação foi realizada no domingo, 21 de outubro, no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp, após três meses de trabalho e estudo de milhares de estudantes e professores. Ao todo, foram cerca de 50.000 alunos inscritos e 1200 deles, 300 equipes, selecionados para a final da Olimpíada. Na final, 75 equipes foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. A competição aconteceu em cinco fases online e uma fase presencial.

"A Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pela Unicamp, tem uma proposta diferenciada de avaliação dos conhecimentos construídos ao longo dela, onde, através de pesquisas, leitura de artigos científicos e desafios, os alunos se colocam e se veem como historiadores”, explica Luciana que há quatro anos orienta as equipes do campus.

“Enquanto professora orientadora é um prazer ver o quanto o conhecimento da História de nosso país se torna viciante para os alunos. O grande desafio hoje é ampliar o número de equipes participantes para além do campus Itaperuna. Neste ano, uma equipe do campus Campos-Centro também participou e no ano que vem espero que muitos outros alunos participem", diz.

Para a equipe de Itaperuna, Altobelly, Rodrigo e Thaiz "participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma experiência única. A competição nos permite, além do estudo tradicional de história, o acesso a vários conteúdos e documentos que proporcionam um novo olhar sobre tudo aquilo que é estudado em sala de aula. Representar uma Instituição Pública Federal e uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, entre diversas capitais e instituições privadas de todas as regiões, é motivo de orgulho para nós. A experiência de poder conhecer a realidade e as histórias dos estudantes finalistas de todos os estados do Brasil foi uma oportunidade de, acima de tudo, construir história. Como este foi o nosso último ano, esperamos que outros alunos de nossa escola, ao participar desta olimpíada, se empenhem nos estudos e possam continuar conhecendo e construindo história".

(Publicado originalmente em outubro de 2012)