CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Viagem Técnica

Estudantes visitam Usina de Itaipu

por Ascom Itaperuna publicado 26/11/2014 23h00, última modificação 09/12/2015 18h11
Os alunos do último ano do curso Técnico em Eletrotécnica foram ao Paraná conhecer o sistema de geração de energia numa das maiores hidrelétricas do mundo.

A visita técnica, organizada pela coordenação do curso no campus Itaperuna, levou 36 alunos das turmas do integrado e do Proeja. Os estudantes participaram de uma modalidade especial do passeio guiado, voltada para profissionais da área, em que conheceram o maquinário e a sala de operações da usina.

"Foi uma experiência incrível. Pudemos entrar em áreas restritas, nas quais apenas os profissionais têm acesso. O mais interessante é que essa é uma atividade que nenhum de nós teria a oportunidade de fazer por conta própria, até porque a visita normal à usina não contempla esses setores mais específicos e que são os mais importantes para conhecermos", contou o aluno do Proeja Jean Carlo Silveira, de 37 anos.

Jullia Assis Nascimento, de 19 anos, que é aluna do Integrado, também voltou do Paraná entusiasmada com o que viu.

"A viagem foi surpreendente. Estamos acostumados a ouvir o professor falando nas aulas, mas ver tudo isso assim, de perto, é fantástico. Ficamos bem próximos do maquinário e ouvimos as explicações sobre o funcionamento de cada parte da usina", disse a estudante.

Para o coordenador de Eletrotécnica do campus Itaperuna, Nilson Pereira, a visita é um diferencial na formação dos estudantes, principalmente nesta etapa final do curso.

"Certamente, essa foi uma viagem inesquecível para os alunos. E foi uma atividade profissional muito produtiva, pois eles tiveram respostas de técnicos da usina para todas as dúvidas levantadas, além de receberem uma série de informações sobre o funcionamento dos equipamentos e a geração de energia", explicou o coordenador.

Além da experiência prática, os alunos também aproveitaram para visitar as Cataratas do Iguaçu e os projetos ambientais desenvolvidos na região.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado originalmente em 27/11/2014)