Notícias
Debate
Evento ‘Orgulho em Ação’ debaterá, no IFF Itaperuna, valorização da diversidade
O Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidades Sexuais (Nugedis) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, em parceria com o curso de pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, promoverá na próxima segunda-feira, 30 de junho, o “Orgulho em Ação”, uma iniciativa que celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ com foco na educação, nos direitos humanos e no respeito e valorização da diversidade.
Segundo a coordenadora do Nugedis, Mariana Ribeiro, o encontro reunirá estudantes, professores e a comunidade externa para atividades formativas que colocam em pauta os desafios e as possibilidades de construir escolas mais plurais, seguras e inclusivas.
“Entre os objetivos da programação estão o combate às violências sofridas pela população LGBTQIAPN+, a promoção da escuta ativa e o compartilhamento de experiências e estratégias que contribuam para uma educação diversa, antidiscriminatória e comprometida com os direitos humanos. A expectativa é que o evento fortaleça redes de apoio e incentive ações concretas dentro e fora da academia”, explica a coordenadora.
As inscrições estão abertas pelo site https://eventos.iff.edu.br/orgulhoemacao.
O evento terá início às 9h40, com um cinedebate, que terá a participação de Alan Rezende, Alec Oliveira, Dante Mozer, Gabriel Vicente, Handyara Rocha, Ingrid Santos, Liliane Rocha e Millena Rodrigues.
A programação seguirá ao longo do dia, com reflexões e atividades de integração, sendo finalizada com a roda de conversa “Desafios para a diversidade na educação”, que terá a participação de Mariana Ribeiro, Ana Carolina Menegat, Amanda Delfino, Jéssica Barbosa e Saulo Azevedo, às 19h, no cineteatro.