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Ensino Remoto
Experiência com uso de metodologias ativas no IFF Itaperuna é publicada como boa prática de ensino
Um trabalho realizado por professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) foi escolhido como referência de boas práticas de ensino pelo programa Pilares do Futuro, uma iniciativa do Educadigital em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Ao longo dos meses de setembro e outubro, os professores da área de Informática Michelle Maria Freitas Neto e Orlando Pereira Júnior e a professora de Língua Portuguesa Fabiana Castro trabalharam, por meio do uso de metodologias ativas, o tema cidadania digital com uma turma de 29 alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração. A experiência resultou no relato "Uso de Aprendizagem Baseada em Projetos e Gameficação no Ensino Remoto para Disseminar Boas Práticas de Cidadania Digital", selecionado pelo Pilares do Futuro.
A atividade aconteceu dentro da disciplina de Informática Aplicada à Gestão de Negócios, cujo conteúdo inclui temas como Segurança de Dados, Ética e Responsabilidade Social e Ambiental na utilização dos Sistemas de Informação. Com a ideia de aumentar o interesse dos estudantes pelas aulas a distância, os professores utilizaram um sistema de jogos e desafios que resultaram na criação, pelos estudantes, de páginas na internet e tirinhas de quadrinho voltadas à disseminação de conhecimentos para a comunidade sobre cidadania digital e proteção de dados.
"Utilizamos as metodologias ativas como forma de atrair os alunos e fazer deles os grandes protagonistas durante as aulas, pois vivemos um momento muito complicado de pandemia e, por consequência, de uso do ensino remoto, em que não é simples conseguir o engajamento das turmas no dia a dia. Ao final, os alunos conseguiram desenvolver três projetos, sendo duas páginas em redes sociais e um site construído por eles. Fiquei muito feliz e dou os parabéns a todos pelo interesse e participação nas aulas, com a turma se empenhando desde o início nesse desafio de construir canais para disseminar boas práticas de cidadania digital", ressaltou a professora Michelle, que é a responsável pela disciplina de Informática Aplicada à Gestão de Negócios e convidou os professores Fabiana e Orlando para a atuação em conjunto nessa atividade.
A estudante Beatriz Couto foi uma das participantes da atividade na turma de Administração. Para ela, o uso de um sistema gameficado foi um grande diferencial para aumentar o interesse dos alunos ao longo das aulas.
"No meu ponto de vista, usar essa abordagem diferente dentro da APNP ajudou a aumentar a concentração e a participação de nós alunos. A gente ficava esperando por aquele momento do game e, mesmo depois que acabava a aula, ficávamos comentando sobre o jogo e a pontuação de cada um", contou Beatriz.
Para o professor Orlando Júnior, que é também coordenador de Integração e Inovação do IFF Itaperuna e recentemente teve projetos de inclusão digital e de estudo sobre uso de metodologias ativas aprovados em editais externos de fomento, a oportunidade de trabalhar a gameficação e a aprendizagem baseada em projetos numa turma de Ensino Médio durante as APNP foi muito enriquecedora.
"Desde que iniciamos, no Campus Itaperuna, a pós-graduação em Docência no Século 21, a professora Michelle e eu estamos trabalhando juntos nesse tema de metodologias ativas e pesquisando bastante, com a ideia não apenas de poder passar esse conteúdo para os alunos da pós, como também para poder implementar essas metodologias com nossas turmas. Durante esse período de APNP, iniciamos essas práticas justamente no Moodle (ambiente de virtual de aprendizagem usado pelo IFF), que é visto como uma plataforma mais tradicional e que muitas vezes os alunos não se sentem muito atraídos. Ter participando desse projeto, acompanhar a turma de Administração e ver a empolgação deles nas aulas me deixou ainda mais motivado para continuar pesquisando novas tecnologias e compartilhar com outros professores", ressaltou Orlando Pereira Júnior.
Live nesta quarta-feira, dia 2 - A experiência "Uso de Aprendizagem Baseada em Projetos e Gameficação no Ensino Remoto para Disseminar Boas Práticas de Cidadania Digital" será relatada numa live organizada pelo Pilares do Futuro, na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, às 19h, com a participação da professora Michelle Maria Freitas Neto e outras educadoras e estudantes que participaram de experiências selecionadas pelo projeto. O evento terá transmissão pelo canal do Pilares do Futuro no Youtube (https://www.youtube.com/educadigital).
É possível conhecer mais sobre a experiência dos professores do IFF no relato publicado no Portal do Pilares do Futuro, no site https://bit.ly/3qhtY3O, e também num resumo em vídeo disponível em https://bit.ly/2KW4J79. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso Técnico em Administração durante as aulas podem ser conhecidos nos links:
Grupo 1: criação de um perfil no Instagram com o nome “Seguranças Cibernéticos” (@ciberneticos_iff). O perfil apresenta publicações feitas com o protagonismo dos estudantes usando TikTok com temas como Cyberbulying, Cybersegurança e Proteção de Dados.
Grupo 2: criação de um perfil no Instagram com o nome “Nave-Safety” (@navesafety). O perfil também apresenta publicações envolvendo a Lei Geral de Proteção de Dados e cuidados com o uso da Internet.
Grupo 3: criação de um site para estimular jogos de perguntas e respostas pertinentes aos temas de segurança digital. O site se chama Segurança Virtual (https://sites.google.com/view/segurancavirtual-iffitaperuna/).
O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.