CAMPUS ITAPERUNA

Festival de Arte e Cultura em Itaperuna

por Ascom Itaperuna publicado 29/12/2011 23h00, última modificação 08/12/2015 17h07
O II Festival de Arte e Cultura contou com atividades com os alunos de diversos campi do Instituto Federal Fluminense.

O II Festival de Arte e Cultura do IF Fluminense encerrou seu circuito intercampi no sábado, dia 10 de dezembro, em Itaperuna, onde os alunos oriundos dos diferentes câmpus do IFF foram recepcionados e acolhidos pela equipe de bolsistas e servidores, promovendo atividades recreativas, esportivas, discoteca e muitas atrações durante a estadia, desde sexta-feira à noite, reafirmando a importância do evento.

Após o café da manhã, a programação começou com várias oficinas. A de humor gráfico, organizada pelo programador visual do câmpus, Alberto de Souza, terminou com uma exposição que reuniu todos os cartoons produzidos nos câmpus do IFF durante o Festival, mostrando o potencial criativo dos alunos com muito bom humor.

A oficina de grafite, comandada pelo artista macaense Alex Fawe, resultou em dois painéis feitos com a participação dos alunos na fachada do bloco de laboratórios, deixando uma bela e destacada recordação do evento. As demais oficinas como Dança Contemporânea, Capoeira, Canto, Teatro, Fotografia e Prática de Banda foram muito concorridas e aqueceram o público nas salas do bloco de ensino.

Várias apresentações artísticas aconteceram no auditório do câmpus Itaperuna, onde o Diretor Geral, Evanildo Leite, saudou os participantes e convidados destacando a importância do investimento na arte e cultura na instituição.

“Sentimos honrados com o fato de sediarmos a última etapa deste II Festival de Arte e Cultura do IF Fluminense. Foi muito interessante presenciar e acompanhar a interação dos alunos de todos os câmpus. Acreditamos que iniciativas como esta, devem ser sempre norteadoras de nossas ações, pois a arte e a cultura, na nossa visão, são mais do que simples obrigação curricular, é a oportunidade de crescimento, inclusão e fortalecimento das relações entre as pessoas”, observou Evanildo.

O consultor de arte e cultura, Erwin Wagner, abriu os espetáculos com uma apresentação solo. Em seguida apresentaram-se os alunos do grupo “Teatro Circa La Follia”, do câmpus Cabo Frio. Na vez dos anfitriões, foi encenada a comédia “Deslocados”, com o “Grupo de Teatro Parada Artística”. Os alunos de Bom Jesus, que integram o grupo “Arte em Movimento”, apresentaram números de dança. O musical, “As Cores de Um Brasil”, encerrou a programação levando ao palco os alunos dos câmpus Bom Jesus, Campos-Centro, Guarus, Macaé e Cabo Frio emocionando o público presente.

O II Festival de Arte e Cultura se encerrou com muitos agradecimentos a todos os servidores envolvidos na produção do evento e, sobretudo, aos alunos, que protagonizaram uma importante e belíssima página da história recente do Instituto Federal Fluminense.

(Publicado originalmente em dezembro de 2011)