CAMPUS ITAPERUNA

FLIFF, a Festa Literária do IFF Itaperuna, acontecerá de 14 a 16 de dezembro

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 07/12/2020 23h32, última modificação 08/12/2020 19h37
Evento terá palestras, lançamento de livro, apresentações de trabalhos acadêmicos e de música, com inscrições abertas ao público e transmissão ao vivo pelo Youtube.
FLIFF Itaperuna

Vem aí a Festa Literária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a FLIFF! O evento acontecerá de 14 a 16 de dezembro, com uma programação composta por palestras, lançamento de livro, apresentação de trabalhos de alunos e apresentação musical. As atividades são abertas ao público e acontecerão todas pela internet, com transmissão pelo IFF Tube Campus Itaperuna, no Youtube, devido à necessidade de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19.

A FLIFF é organizada pelo projeto de Arte e Cultura "Literature-se: intervenção literária e criação da Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna", em parceria com o projeto IFFolha Itaperuna. Segundo a coordenadora do Literature-se e organizadora do festival, a professora de Língua Portuguesa Giselda Bandoli, será um evento lítero-cultural, voltado à mobilização da comunidade interna e do público externo, trazendo discussões e reflexões sobre temas relacionados às obras do Modernismo brasileiro, entre outros temas, como o diálogo entre a literatura de Malba Tahan e a Matemática.

”A inserção de nossos alunos e alunas no universo da leitura e da escrita será sempre nossa responsabilidade, por isso trabalhamos na perspectiva do letramento literário. Assim, a realização da FLIFF ganha importância porque é a culminância de todo um trabalho que procurou contribuir com a formação do pensamento crítico de nossos estudantes, o que é indispensável em uma sociedade que se pretende democrática e socialmente desenvolvida”, ressalta Giselda.

As inscrições estão abertas pela página https://eventos.iff.edu.br/fliff-itaperuna. Após efetuar o cadastro geral no site, é preciso se inscrever em cada uma das atividades em que tenha interesse, clicando em "participar", ao lado de cada uma delas na programação listada no site do evento. Veja as atividades confirmadas da FLIFF 2020 do IFF Itaperuna:

Segunda-feira, 14/12

17h - Palestra: "Ler e escrever: eis a questão!"
Apresentação dos projetos "Literature-se" e "IFFolha Itaperuna", seguido de conversa com a escritora Geissiane Aguiar.

Terça-feira, 15/12

16h - Palestra: Um passeio divertido e curioso pela Matemática sob o olhar de Malba Tahan, com Augusto Cesar Aguiar Pimentel
Apresentação de fatos curiosos da vida de Julio Cesar de Melo e Souza, desde a sua infância como mercador de esperanças a Malba Tahan, grande matemático brasileiro, que defendia com veemência a resolução de exercícios sem o uso mecânico de fórmulas e sim através de atividades que valorizam o raciocínio. Um dos precursores da utilização de atividades lúdicas na matemática contribuiu para a desmistificação da Matemática como “Bicho Papão”, deu assim uma grande contribuição para a Educação Matemática no Brasil. A palestra busca, ainda, apresentar diversas atividades desafiadoras que possibilitem a motivação e a ludicidade nas aulas de Matemática.

19h - Lançamento da Nova Série da Essentia Editora: "Pra começo de conversa", incluindo o lançamento do primeiro livro da série: "A Melhor Companhia", de Michelle Maria Freitas Neto. Saiba mais sobre o livro em: http://portal1.iff.edu.br/reitoria/noticias/essentia-editora-lanca-livro-201ca-melhor-companhia201d

Quarta-feira, 16 de dezembro

16h - Palestra: "História de bastidor - Modernistas no Brasil", com Rodrigo Gama de Lima, Gilberto Vieira Garcia e alunos do 3º ano dos cursos integrados do IFF Itaperuna
Quem foram os rostos que fundaram nossa contemporaneidade e como conseguiram fazê-lo? Apresentação de trabalhos de alunos do 3º ano dos cursos integrados. Temática: Modernismo e música.

18h - Poesia transfigurada em música, com Valber Meireles de Souza e alunos do 3º ano dos cursos integrados do IFF Itaperuna.
Apresentação lítero-musical e apresentação de trabalhos dos alunos do 3º ano dos cursos integrados do IFF Itaperuna.