CAMPUS ITAPERUNA

GREATS realiza teste de fogões solares no campus Itaperuna

por admin publicado 26/08/2009 12h25, última modificação 18/12/2017 13h20
Na última semana, o Grupo de Energia Alternativa e Tecnologia Social (GREATS) realizou no campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense o teste de três fogões solares.

Na última semana foram realizados no campus Itaperuna do IF Fluminense os primeiros experimentos do GREATS (Grupo de Energia Alternativa e Tecnologia Social). Foram testados três modelos de Fogões Solares.

“Os Fogões Solares utilizam a energia solar e esse calor pode ser usado para cocção (cozimento) de alimentos, pasteurização da água ou esterilização de objetos” diz o coordenador do GREATS Professor Adriano Henrique Ferrarez.

Outros testes mais criteriosos serão realizados a partir de agora como a determinação da potência dos fogões solares, temperatura em função do tempo de exposição, poder de purificação de água e esterilização de objetos e tempo para o cozimento de alimentos.

“É interessante construir dispositivos a partir de materiais simples como papelão e papel alumínio com uma importante aplicação como os Fogões Solares” completa Jonathan Furtado, estudante do Curso Técnico em Eletrotécnica e bolsista de  trabalho do IF-Fluminense.

Outros projetos em andamento no GREATS são o Aquecedor Solar (utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo), Biogás e 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).