Notícias
Grupo de Teatro participará de Festivais
A peça “Os Deslocados” concorrerá em dois festivais de teatro estudantil. Um dos eventos é o Festival de Teatro Estudantil (FESTEMC), que acontece em Mogi das Cruzes (SP) entre os dias 08 e 09 de setembro. O outro é o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, que acontece de 28 de setembro a 24 de outubro, na cidade de São Caetano do Sul (SP).
Entre os dois festivais, o grupo está concorrendo a mais de 15 prêmios, em diferentes categorias, incluindo o Troféu Aposta 2014. “Os Descolados” traz uma reflexão sobre os padrões sociais a que somos submetidos na sociedade e que muitas vezes seguimos sem questionar. Para a coordenadora do grupo, Gleiciane Lage Soares Poubel, o resultado é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo. “O teatro de uma maneira sutil, com muita sensibilidade e criatividade permite que atores tão jovens discutam esses temas tão sérios e relevantes para a sua formação integral”, avalia.
Para a professora Andressa Peres Teixeira, que também trabalha com os estudantes no projeto, “esta é uma excelente oportunidade para os alunos pelo fato de poderem se expressar artisticamente para um público fora do eixo de atuação do IFFluminense, além de ser uma oportunidade para o aprendizado de linguagens cenográficas diferentes e para a troca de experiências com grupos de teatro de todo o país”.
Além da produção textual o grupo tem se empenhado também na parte técnica e desenvolvem hoje propostas de sonoplastia, maquiagem, cenografia, o que garante um espetáculo mais técnico e já vê perspectivas de mais crescimento. “Em breve esperamos contar com o nosso cine teatro no campus Itaperuna que permitirá desenvolver ainda mais essa parte técnica, principalmente na área de iluminação e sonoplastia”, complementa Gleiciane.
Os benefícios do envolvimento dos estudantes com a atividade cultural é destacados pelos estudantes. Para Tales Línicker, o evento irá proporcionar troca de experiências com outros grupos teatrais. “Além de essa troca de experiências ser, no mínimo interessante, o evento vai contribuir para o crescimento pessoal e artístico dos participantes. As atividades culturais devem ser incentivadas nos Institutos Federais, que têm também como objetivo formar mais do que técnicos: formar cidadãos com senso crítico”, destaca.
IFF nas redes: http://www.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 03/09/14)